Bernhard Walzel, líder da equipa de investigação, explica que “encontrámos uma maneira de carregar automaticamente vários veículos, um após outros, usando uma estação de carregamento robótica, e sem necessitar de adaptar os veículos ao sistema. Este robô reconhece a ficha de carregamento através de uma câmara, e consegue carregar cada carro elétrico à medida que vão passando pela estação. Também resolvemos o problema com a posição do veículo, pelo que o robô consegue trabalhar mesmo quando o carro está estacionado fora do sítio”.
Este robô consegue trabalhar tanto em estações de recarregamento ao ar livre como dentro de um edifício. Para garantir que podia operar em vários ambientes e com mais que um tipo de veículo, esta divisão da universidade austríaca trabalhou em conjunto com outra das suas faculdades, o Instituto de Gráficos de Computador, para criar as câmaras e os sensores capazes de identificar o modelo e a posição do carro e de fazer os elementos móveis do robô colocarem-se na posição correta.
Duas empresas da indústria automóvel, a marca BMW e a fábrica Magna Steyr, colaboraram com a Universidade de Graz para criar este sistema, e poderão ser das primeiras a beneficiar do uso desta tecnologia. A BMW é uma das parceiras da Ionity, joint-venture criada por vários construtores automóveis para criar sistemas estandardizados para carregamento de carros elétricos. A rede Ionity vai carregadores rápidos espalhados pelas auto-estradas europeias, que poderão ser ainda mais eficientes se recorrerem ao robô criado pela Universidade de Graz.