Novos phones da Google fazem traduções em tempo real

A Google está prestes a lançar no mercado uma nova geração de smartphones com software Android, chamada Pixel 2, que não só melhoram a capacidade de armazenamento e o acesso a tipos de entretenimento, como também melhora a capacidade das câmaras e torna o aparelho resistente a água. Mas o mais importante é que o Pixel 2 vai estar equipados com os novos Pixel Buds, phones que estão equipados com um sistema de tradução em tempo real.

Os Pixel Buds vão ser fáceis de utilizar. Um toque no auricular direito seguido de um comando vocal para o Pixel 2 vai permitir-lhe ouvir música, instruções de mapas ou, usando o comando “ajuda-me a falar [língua X]”, vai fazer uma tradução direta com a frase que falar para o smartphone. Isto vai permitir-lhe ter conversas em tempo reais com pessoas que falem uma língua estrangeira e que não possam conversar diretamente com o utilizador.

Os Pixel Buds vão ter tradução em tempo real em 40 línguas, menos 10 línguas que um sistema equivalente do Skype, mas este não funciona em tempo real. A Waverly Labs tinha um programa semelhante em tempo real, mas estava limitado a 15 línguas e estava preparado para custar 300 dólares (255 euros), enquanto os Pixel Buds (que se ligam ao Pixel 2 via USB) custam apenas 160 (136 euros). Este é um extra ao preço de mercado do Pixel 2, cujo preço começa nos 649 dólares (553 euros).