M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os detratores dos painéis solares para gerar energia elétrica afirmam que são ineficazes grande parte do ano porque as células fotovoltaicas não funcionam quando está templo nublado ou a chover. Mas já existe uma alternativa simples, com a introdução de um novo componente que faz com que seja a própria chuva a fazer com que os painéis consigam gerar eletricidade.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Uma pesquisa feita por um grupo de cientistas chineses e publicada no jornal científico alemão Angewandte Chemie confirmou que uma fina camada de grafeno atua como um capacitador, permitindo a iões de amoníaco, cálcio e sódio estimular correntes elétricas. Estes iões estão dissolvidos na água da chuva, e interagem com o grafeno, um derivado do carbono, para gerar a corrente elétrica.

A quantidade de energia gerada por esta interação química não será muita, mas poderá ser o suficiente para alimentar pequenos objetos durante algumas horas, poupando eletricidade proveniente de outras fontes. E, com o sol a brilhar, esta tecnologia aumenta a eficiência dos painéis em 6,5 por cento, pelo que a sua aplicação prática poderá ser importante para a popularização da próxima geração de painéis solares.