A ideia da Toyota é colocar estes pedais no habitáculo de automóveis autónomos, que façam parte de uma frota de veículos partilhados. O objetivo não é tanto manter a bateria carregada, mas sim reduzir o consumo energético e contribuir para a redução do custo da viagem. Como os passageiros representam peso adicional e consequente aumento do consumo, podem ser contribuir para se pagarem a si próprios. Mas a energia gerada por estar a pedalar não deve ser uma quantidade significativa.
Ainda não se sabe se haverá grande interesse na aplicação prática desta ideia. Se os passageiros quisessem pedalar, se a viagem for curta, será preferível viajar de bicicleta. Fazer uma viagem num carro partilhado implica ter algum nível de conforto, pois reduzir o custo com exercício físico parece o mesmo que diminuir o preço da refeição num restaurante oferecendo-se para lavar os pratos. São estes pequenos pormenores por que as pessoas estão dispostas a pagar mais alguns cêntimos. Talvez seja preferível oferecer este extra em automóveis não partilhados. Afinal, é preferível fazer algum exercício em casa, quando o carro está parado a recarregar.
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