M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Uber criou uma nova ferramenta para os seus utilizadores, que vai ser importante para ajudar os seus clientes caso se envolvam num acidente. Este novo componente do sistema, chamado Ride Check, faz parte de uma nova política para melhorar a segurança dos clientes do aplicativo de ride sharing. O Ride Check já está disponível, servindo como manual de instruções para o utilizador poder resolver problemas com as suas próprias mãos.

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Ride Check tira partido da localização do seu smartphone caso o veículo em que circula para detetar se está envolvido num acidente. O aplicativo da Uber disponibiliza então o Safety Toolkit, que lhe permite chamar diretamente o serviço de emergência. Mas enquanto a pessoa espera por assistência, não quer dizer que tenha que ficar de braços cruzados, pois o próprio sistema permite-lhe manter-se em contacto direto para saber do estado do utilizador. Também permite chamar automaticamente outro veículo para levar o cliente até ao seu destino.

Mesmo que não haja um acidente, o Ride Check também pode perguntar ao utilizador se há algum perigo para a segurança a registar, tomando nota de irregularidades na condução, como paragens inesperadas e prolongadas. A Uber tem como objetivo adicionar outros cenários, para poder garantir em qualquer ocasião que uma viagem está a decorrer conforme previsto.

A Uber também está a introduzir progressivamente outros elementos para melhorar a segurança dos seus passageiros, como o Hand-Free Pickups (usando comando vocais no aplicativo), anonimização de morada (impedindo o condutor de ter acesso aos registos de um passageiro, como número de telefone e morada) e uma melhoria do processo de verificiação.