Com os controlos de velocidade a ficarem cada vez mais apertados, especialmente em meios urbanos, as forças policiais têm vindo a reforçar o seu equipamento, principalmente quando se trata de apanhar condutores em excesso de velocidade. A Guardia Civil espanhola, por exemplo, anunciou a aquisição de 60 exemplares de um novo sistema de radar que promete facilitar bastante o controlo de velocidade.

A Velolaser é a nova câmara com radar da Invia Sistemas, um modelo compacto, de fácil transporte e que pode ser montado em menos de um minuto, sendo compatível com um tripé, montado num veículo, em cima de uma proteção de estrada ou num pórtico. Pode ser conectada a qualquer aparelho eletrónico, incluindo um computador portátil, tablet ou smartphone, sem necessitar de cabos, conectando-se via wifi.

Embora seja mais eficiente em zonas de baixa velocidade, é capaz de identificar automóveis a circular a uma velocidade de até 250 km/h, e de distinguir veículos a circular em duas faixas diferentes e em direções diferentes. Também pode distinguir entre veículos ligeiros e pesados, que têm velocidades máximas diferentes.