M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os automóveis autónomos poderão não ter muita popularidade depois do acidente mortal de um carro da Uber, mas enquanto esta marca anunciou que iria interromper a maioria dos seus testes e até encerrar este programa nalgumas cidades, a Waymo está pronta para aproveitar as dificuldades da sua rival e anunciou agora que vai expandir a sua frota de carros autónomos a médio prazo, para um total de 62 mil automóveis.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Waymo, uma divisão da Alphabet, que também é a proprietária da Google, é a única que tem tido sucesso a criar uma rede de carros equipados com condução autónoma, e que não necessitam de ninguém ao volante, mas têm sido mais discretos. A Waymo não conseguiu evitar acidentes, mas os outros envolvidos têm sido os responsabilizados. Com esta encomenda de milhares de exemplares do monovolume Chrysler Pacifica Hybrid, a marca americana está pronta para iniciar o seu serviço de aluguer de carros autónomos, que vai ser feito através de um aplicativo de smartphone, e que vai começar a operar no final do ano.

Como fornecedora do automóvel usado pela Waymo, a FCA também vai beneficiar das novas tecnologias desenvolvidas para automóveis autónomos. O grupo automóvel ítalo-americano não está apenas a vender carros para este serviço, mas também é parceiro técnico. Com esta parceria mais profunda do que a que a Uber tinha com o seu fornecedor, carros das marcas Fiat, Chrysler, Alfa Romeo ou Jeep também vão poder aproveitar a experiência no desenvolvimento do sistema de inteligência artificial, já que o trabalho de pesquisa e integração foi feito por engenheiros de ambos os grupos.