Covid-19: Ensino automóvel continua suspenso até 18 de maio

04/05/2020

Aulas e exames de condução continuam suspensas, pelo menos, até ao próximo dia 18 de maio. Despacho publicado, hoje, em Diário da República, confirma que as restrições impostas ao setor se mantêm durante a primeira fase do estado de calamidade.

A primeira fase do estado de calamidade ainda não contempla a reabertura das empresas de ensino automóvel nacionais, nem a realização de aulas e exames. Despacho publicado, hoje, em Diário da República /DR), deixa claro que as condições que levaram à suspensão do ensino de condução e da atividade de formação presencial de certificação de profissionais, a 19 de março, permanecem inalteradas. Ou seja, tudo continua igual ao estado de emergência para as cerca de 1300 empresas do setor. O despacho sublinha a necessidade de “iniciar o processo, ainda que lento e gradual, de levantamento das medidas de confinamento”, tal não será ainda o caso deste setor. Por outras palavras, o ensino da condução, dos exames e da atividade de formação presencial de certificação de profissionais continuará suspenso, pelo menos, até 18 de maio, altura em que o Governo reavaliará a situação. Numa primeira fase, apenas os serviços administrativos destas entidades formadoras poderão reabrir a 11 de maio, mediante o cumprimento de medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da covid-19, conforme regista o despacho do DR.

Crise agrava-se

Recorde-se que o setor do ensino automóvel em Portugal está a viver uma das maiores crises da sua história. Em entrevista concedida ao Motor 24, há duas semanas, o Fernando Santos, presidente da Associação Nacional dos Industriais do Ensino Automóvel (ANIECA), representante de 800 escolas de condução, deu conta de elevados danos no setor. Na sua opinião, a pandemia poderá gerar prejuízos financeiros “na ordem dos 100 milhões de euros”, e conduzir ao encerramento de “40% do tecido empresarial do setor, e, consequentemente, à perda de milhares de postos de trabalho diretos e indiretos”.