Wrangler 4xe: Jeep eletrifica o último dos moicanos

04/09/2020

Jeep Wrangler com três motores é o mais recente híbrido ‘plug-in’ no catálogo da marca norte-americana.

A Jeep entra em definitivo na era da eletrificação. Depois de dois dos seus principais modelos em termos de vendas, o Renegade e o Compass, é agora a vez do Wrangler receber a sigla 4xe, assinalando a presença de moderna motorização híbrida, a permitir condução sem emissões.

Olhado por muitos como o ‘último dos moicanos’, representante de uma espécie de puro e duros veículos de todo-o-terreno em extinção, o Jeep Wrangler não fica imune à passagem do tempo. E, na era da eletrificação, mesmo mantendo-se fiel ao desenho original do veículo de origem militar e a fórmula conhecida de carroçaria de aço suportada por estrutura com longarinas e travessas, suspensões de eixos rígidos, molas helicoidais, escora transversal e barras estabilizadoras, a versão moderna do ícone da indústria norte-americana já dispõe de versão híbrida.

Três motores, três modos de condução

O Jeep Wrangler 4xe combina motor a gasolina de 2.0 litros e duas unidades elétricas, anunciando 375 cavalos (280 kW) de potência conjunta e um de binário máximo 637 Nm, superior ao do Diesel mais potente na gama. O sistema recorre a uma bateria de 17 kWh de capacidade, que admite carregamento externo, e está instalada sob os bancos posteriores para não penalizar as cotas interiores. A autonomia elétrica anunciada ronda os 40 quilómetros.

O módulo de propulsão dispõe de três modos de condução, estando os comandos do ‘E Selec’ dispostos no painel de instrumentos, à esquerda do volante: Híbrido: o modo por defeito que alia o binário do motor de 2 litros ao do motor elétrico. – neste modo, a unidade motriz utiliza primeiro a potência da bateria, acrescentando depois a propulsão do motor de quatro cilindros sobrealimentado de 2 litros quando a bateria chega ao nível de carga mínimo; Elétrico: a unidade motriz opera só com potência elétrica e zero emissões até a bateria chegar ao nível de carga mínimo ou se o condutor pedir mais binário (como o acelerador completamente aberto), o que faz acionar o motor de 2 litros; eSave: dá prioridade à propulsão do motor de 2 litros, poupando a carga da bateria para utilização posterior, funcionando como veículo elétrico em todo o terreno ou em áreas urbanas, onde é restringida a alimentação com motor de combustão interna. O condutor pode então escolher entre Battery Save (Economia de Bateria) e Battery Charge (Carga da Bateria) no modo eSave através das Hybrid Electric Pages disponíveis no monitor do sistema Uconnect

A comercialização no mercado europeu deverá ter início em 2021, nas versões 4xe, Sahara 4xe e Rubicon 4xe.

 

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