M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Pela primeira vez em muitos anos, o presidente da Rússia passou a deslocar-se num automóvel construído no seu país. O Aurus Senat foi estreado por Vladimir Putin este ano, passando a ser usado como transporte oficial pouco antes de começar o Mundial de Futebol, rapidamente chamando a atenção de amantes do automobilismo dentro e fora da Rússia. Agora, a limusine russa ganha a companhia de um novo modelo, que vai ser usado pelo governo russo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O próximo modelo da marca Aurus vai ser o Arsenal, uma carrinha de luxo semelhante à Mercedes Viano. Tal como o Senat, o Arsenal é um projeto da NAMI, centro de desenvolvimento de tecnologia automóvel gerido diretamente pelo governo russo, e usando a mesma plataforma do Projeto Kortezh que deu origem à limusine presidencial. A nova carrinha usa não só a grelha dianteira, como também o chassis com tração às quatro rodas e caixa automática de nove velocidades, assim como um motor V8 biturbo de 4,4 litros e 600 cv, criado pela Porsche para ser usado em projetos da NAMI. Deverá ser usada por membros do governo e de outras autoridades, ou para transportar altos dignitários visitantes.

Enquanto o Aurus Senat é um modelo único, o Aurus Arsenal vai ser produzido em série pela fábrica russa Sollers, na mesma linha de montagem da versão civil do Senat, que vai ser cerca de um metro mais curta. Estes novos automóveis russos de luxo vão estar disponível tanto no mercado como para exportação, com a Sollers a planear vender estes veículos em mercados do Médio Oriente. O Arsenal já devia estar à venda, mas apenas foi apanhado recentemente em testes por um Youtuber russo.