Depois de uma primeira experiência, há cerca de dois anos, com uma réplica fiel do Porsche 911 GT3 RS, a ADAC voltou a realizar testes de colisão com modelos construídos em peças de LEGO!

No primeiro exercício realizado pelo automóvel clube alemão, o Porsche da LEGO Technic, testado à velocidade de 46 km/h, aprovou com distinção. E os resultados foram tão surpreendentes que aquela entidade decidiu voltar aos testes de colisão, mas desta feita colocando à prova a resistência de dois modelos: de um lado o mesmo 911 GT3 RS testado em 2017, que acelera a ‘disparados’ 60 km/h contra a lateral de um Bugatti Chiron.

Ao contrário do ‘crash test’ anterior, este resultou de forma verdadeiramente desastrosa, terminando com centenas de pequenas peças de LEGO espalhadas por toda a parte e dois modelos praticamente irreconhecíveis…

Qual o objetivo? O ADAC explica: «O propósito desta prova foi perceber se os simuladores podem de alguma forma substituir os ‘crash test’ atuais. Colocaram mais de 6 mil elementos em simulação e compararam com as imagens das câmaras. A conclusão é que as simulações ainda não são tão boas como os testes de colisão reais».