24 Horas de Nürburgring: Pole sensacional para a equipa de James Glickenhaus

Por esta ninguém esperava. Tal como disse James Glickenhaus no final, o excêntrico líder da Scuderia Cameron Glickenhaus, que colocou a correr um SCG 003 (antes conhecido como P33) um “LMP para os GT” construído pela Scuderia Cameron Glickenhaus, “estou espantado como uma equipa pequena pode trabalhar tão bem ao ponto de bater 40 carros de fabrica” disse James Glickenhaus no final da super-pole das 24 Horas de Nurburgring: “Há 50 anos um amigo meu construiu um carro trouxe-o aqui e ganhou, e agora nós fazemos a pole perante tantos carros de fábrica. É isto que o desporto automóvel tem de bom, agradeço aos meus pilotos, obrigado Jeff”, disse.

Na verdade, Jeff Westphal espantou meio mundo ao colocar o seu SCG003C SCG na pole das 24 Horas de Nurburgring. Westphal realizou uma espantosa segunda volta rápida e fez parar o cronómetro nos 8:15.427s 0,6 segundos menos que o Audi R8 LMS de Connor de Phillippi (# 29 Audi) e 0,7 segundos melhor outro Audi, o de Robin Frijns (# 9 Audi ). O carro que foi a grande surpresa da segunda qualificação, o #22 Ferrari quedou-se desta feita pela quarta posição. Má sessão para a BMW, que colocou apenas um carro no top 10, precisamente o da equipa de António Félix da Costa, com o brasileiro Augusto Farfus a ser décimo, queixando-se da equipa ter sido surpreendida pelo facto de estar muito mais quente do que esperavam. Afinaram o carro para uma temperatura mais fresca, mas isso não sucedeu e o carro não permitiu ao brasileiro fazer melhor que décimo. Portanto, amanhã, a Jeff Westphal arranca da pole: “A equipa trabalhou bem, somos uma equipa pequena que luta com as melhores marcas do mundo, mas conseguimos. Depois da primeira volta, sabia que podia aperfeiçoar, mexi no equilíbrio dos travões e resultou. Foi um grande esforço da equipa, só lhes posso agradecer”. disse. Amanhã a corrida arranca às 15h30.

Tempos Top 30

1 704 Westphal-Mailleux-Simonsen-Laser SCG SCG003C 8:15.427
2 29 Mies-De Phillippi-Winkelhock-van der Linde Audi R8 LMS 0.675
3 9 Müller-Fässler-Frijns-Rast Audi R8 LMS 0.747
4 22 Weiss-Kainz-Krumbach-Keilwitz Ferrari 488 GT3 0.938
5 10 Stippler-Rast-Vervisch-Müller Audi R8 LMS 1.510
6 5 Busch-Moller Madsen-Rockenfeller-Stippler AUDI R8 LMS 1.801
7 3 Müller-Jäger-Engel-Seyffarth Mercedes-AMG GT3 1.971
8 59 Steve Smith-Randy Walls-Proczyk-Müller Porsche 911 GT3 R 2.683
9 28 Mies-De Phillippi-Haase-Kaffer Audi R8 LMS 2.722
10 43 Farfus-Lynn-Da Costa-Scheider BMW M6 GT3 2.908
11 12 Klohs-Renauer-Jaminet-Cairoli Porsche 911 GT3 R 2.999
12 702 Mutsch-Piccini-Laser-Mailleux SCG SCG003C 3.260
13 38 Jöns-Mamerow-Pepper-Brück Bentley Continental GT3 3.444
14 8 Alzen-Arnold-Götz-van der Zande Mercedes-AMG GT3 3.456
15 50 Baumann-Buhk-Mortara-Sandström Mercedes-AMG GT3 3.519
16 911 Dumas-Makowiecki-Pilet-Lietz Porsche 911 GT3 R 3.663
17 20 Krohn-Müller-Wittmer-Spengler BMW M6 GT3 4.052
18 42 Wittmann-Blomqvist-Tomczyk-Farfus BMW M6 GT3 4.461
19 47 Asch-Baumann-Hohenadel-Mücke Mercedes-AMG GT3 4.497
20 4 Haupt-Al Faisal-Stolz-Juncadella Mercedes-AMG GT3 5.034
21 98 Palttala-Catsburg-Sims-Westbrook BMW M6 GT3 5.095
22 1 Engel-Christodoulou-Buurman-Metzger Mercedes-AMG GT3 5.762
23 19 Müller-Edwards-Klingmann-Onslow – Cole BMW M6 GT3 5.784
24 99 Eng-Sims-Martin-Basseng BMW M6 GT3 5.839
25 44 Ragginger-Bergmeister-Werner-Vantoor Porsche 911 GT3 R 6.627
26 36 Kane-Smith-Soulet Bentley Continental GT3 6.987
27 33 Dumbreck-Imperatori-Dusseldorp-Seefried BMW M6 GT3 7.219
28 37 Brück-Menzel-Verdonck-Jöns Bentley Continental GT3 7.226
29 48 Heyer-Schneider-Dontje-Assenheimer Mercedes-AMG GT3 8.187