“O objetivo é descarbonizar. Consideramos todas as soluções para esse fim”, diz Ricardo Vieira

26/04/2024

Rali ACP Clássicos Sul, Mafra, 17 de Setembro de 2022, foto: Diana Quintela / ACP Clássicos
Diretor-Geral da VW Veículos Comerciais faz um balanço “muito positivo” da atividade em 2023 e explica ao Motor 24 a importância do lançamento dos novos ID.Buzz e Amarok neste contexto.

 

A VW Veículos Comerciais registou, em 2023, um “ano muito positivo”, com um crescimento de 35%, bastante acima da média do mercado. Em entrevista ao Motor 24, o diretor-geral, Ricardo Vieira, manifesta a sua confiança de manter o ritmo ascendente da atividade durante este ano de 2024 – até porque o primeiro trimestre vai nesse sentido.

A chave para o sucesso – e garantia de diferenciação – está, segundo revela, na extensa gama de soluções de mobilidade de pessoas e mercadorias da VW Veículos Comerciais. E na capacidade de “satisfazer as necessidades de mobilidade de empresas, quer sejam de mercadorias quer seja de pessoas, bem como de clientes particulares e famílias”, defende.

Assumiu a direção da VW Veículos Comerciais há quase sete anos. Como tem visto a evolução deste mercado durante este período?

Tem sido um mercado dividido entre vários ciclos. Se olharmos para os últimos sete anos, tivemos um período, entre 2017 e início de 2020, onde o mercado se comportou de uma forma muito agressiva e pouco saudável para a generalidade dos operadores. Depois veio o covid-19, em 2020, e um “novo normal” que durou até meados de 2023.

Primeiro, com grandes limitações à atividade e enorme contração da procura, para, logo de seguida, mudarmos para uma situação com uma procura normalizada, mas uma enorme falta de resposta ao nível da oferta derivada de todos os problemas verificados nas cadeias de abastecimento das fábricas, o que conduziu a uma significativa subida de preços.

Desde a segunda metade de 2023, que assistimos a um novo ciclo de reajustes e correções, por parte dos operadores provocados pelo restabelecimento da capacidade de produção por parte dos fabricantes. Ao mesmo tempo que vivemos estes diferentes ciclos, assistimos igualmente à esperada intensificação de lançamentos e venda de veículos elétricos, cada vez mais modernos, digitais e conectados. Em suma, creio que assistimos, nestes últimos sete anos, a mudanças muito mais profundas do que nos 30 anos imediatamente anteriores.

E quanto à atividade da VW Veículos Comerciais, em particular, como tem sido esta caminhada?

Tem sido uma caminhada fantástica. Há sete anos tínhamos uma gama de oferta baseada em quatro modelos. Hoje essa gama é muito mais alargada, com a introdução de novos modelos, como é o caso da nova Volkswagen Multivan e dos icónicos ID.Buzz e ID.Buzz Cargo. Mas não é apenas uma gama mais alargada. É também muito mais moderna, depois de termos lançado os novos Volkswagen Caddy e Amarok, sucessores que oferecem soluções mais alargadas e muito mais avançadas do ponto de vista tecnológico.

 

Qual o balanço de 2023 e quais os números deste primeiro trimestre de 2024? Apontam no bom sentido?

2023 foi um ano muito positivo onde registámos um crescimento de 35%, bem acima do nível de crescimento do mercado, e onde os lançamentos dos Volkswagen ID.Buzz e novo Amarok tiveram um papel de destaque. E esperamos continuar a crescer de forma robusta em 2024, acima dos níveis esperados de crescimento do mercado. E os dados do primeiro trimestre mostraram estarmos em linha com essa expectativa.

Quais considera serem os principais desafios num mercado tão agressivo como este? E como se contraria a estratégia dos descontos e consequente esmagamento das margens de lucro?

O nível de agressividade do mercado ainda se encontra aquém, felizmente, dos níveis registados em 2019. E isso é positivo, pois só assim é possível que a nossa rede de concessionários possa continuar a investir no negócio para assegurar um serviço de qualidade aos nossos clientes.

Porém, assistimos a dinâmicas de mercado por parte de alguns operadores que denotam não terem tirado as devidas lições de comportamentos idênticos no passado. E isso não é positivo, uma vez que os maiores lesados serão, na verdade, os clientes por força do esmagamento de margens, que leva à referida redução da capacidade de investimento para adequar as redes de distribuição às necessidades dos nossos clientes.

Como se contraria esta dinâmica? Através da crescente diferenciação da oferta, com produtos cada vez mais ajustados às necessidades dos nossos clientes e, obviamente, através de um nível de serviço de qualidade superior, quer em termos de vendas como em termos de serviço de pós-venda.

Qual a importância dos serviços de pós-venda neste contexto?

O serviço de pós-venda é fundamental em todos os aspetos. Só um nível de serviço de excelência pode assegurar a preferência dos nossos clientes no futuro. Só uma rede de assistência que compreenda a importância de se colocar permanentemente no lugar dos clientes e que seja capaz minimizar os impactos da imobilização das viaturas que, por sua vez, limita a mobilidade de pessoas, que dificulta o funcionamento das empresas e dos seus negócios, poderá estar preparada para servir como instrumento de fidelização à marca.

Quais são, atualmente, os modelos “nucleares” na VW Veículos Comerciais? E qual o mix de vendas de cada?

Todos os modelos que comercializamos são importantes para a nossa performance. Por um lado, temos os modelos com maior potencial de volume, como os Volkswagen Caddy, Crafter, Multivan e Transporter, este último em fase de renovação. Mas depois, temos modelos muito importantes por se encontrarem em segmentos muito específicos, como é o caso do novo Amarok e da Multivan. E temos outros modelos extremamente importantes para a nossa imagem e para o nosso futuro como marca, como é o caso do Volkswagen ID.Buzz.

A VW Veículos Comerciais, ao contrário do que o nome possa sugerir, não se esgota aos modelos de trabalho. Qual a percentagem de vendas dos veículos de lazer na atividade da empresa?

É isso que nos torna uma marca tão especial. A Volkswagen Veículos Comerciais possuí a gama mais extensa de soluções de mobilidade de pessoas e mercadorias. É esse o nosso foco. Ser capaz de satisfazer as necessidades de mobilidade de empresas, quer sejam de mercadorias quer seja de pessoas, bem como de clientes particulares e famílias.

Atualmente, os veículos de lazer representam cerca de 30% das nossas vendas, mas essa percentagem poderá aumentar no curto prazo com o lançamento, nos próximos meses, do ID.Buzz de sete lugares e também da nova Volkswagen California.

O ID. Buzz Cargo parte da base original do Kombi, e é hoje uma opção para quem gosta de personalizar o seu veículo. Será este modelo prova de que os dois mundos, trabalho e lazer, podem coexistir?

Essa prova já foi dada há setenta anos. O icónico pão de forma, foi um dos maiores sucessos da indústria automóvel, sobretudo porque dispunha de versões de lazer e também de trabalho. O ID.Buzz traz de volta essa filosofia de forma ainda mais vincada – como iremos ver ao longo dos próximos anos. Ainda vamos ver muitas novidades no que diz respeito a este modelo, tanto a curto prazo com o lançamento em breve da versão desportiva GTX e das versões de lotação de seis e sete lugares, e também a médio prazo com mais algumas importantes versões sobre as quais prefiro não desvendar muito para já.

Em tempos disse, numa entrevista, que o caminho da VW Veículos Comerciais seria o da eletrificação das gamas. Acredito que a sua visão não tenha mudado. Mas, como observa o crescimento de outras soluções (com vista à descarbonização), nomeadamente, o hidrogénio e os combustíveis sintéticos?

A minha visão continua de pedra e cal. Os veículos elétricos continuarão a evoluir muito ao longo dos próximos anos, sobretudo no campo da autonomia, da eficiência e também ao nível dos custos de produção. Mas obviamente que, quando o objetivo maior é o da sustentabilidade e descarbonização, é preciso considerar todas as possíveis soluções que possam conduzir a esse fim. A possibilidade quer do hidrogénio, quer combustíveis sintéticos poderem vir a ser alternativas viáveis para atingir os mais altos níveis de mobilidade sustentável, dependerão dos avanços em termos de investigação e inovação que venham a ocorrer no futuro.

Olhando para o futuro, como encara o futuro da VW Veículos Comerciais tendo em conta a evolução dos sistemas de conectividade e da condução autónoma? Que implicações poderão ter no mercado de veículos comerciais?

Sem dúvida que os automóveis serão cada vez mais conectados e a condução autónoma instalar-se-á de uma forma massificada num futuro não tão distante assim. E são tecnologias bem presentes na nossa marca. A conectividade das viaturas é uma realidade em todos os nossos modelos há vários anos. E continuamos a investir no desenvolvimento dessa conectividade por forma a proporcionarmos experiências cada vez mais interativas com os utilizadores dos nossos automóveis. E no que toca à condução autónoma, a nossa marca encontra-se na vanguarda desta tecnologia.

O Volkswagen ID.Buzz AD encontra-se em fase experimental nas ruas da cidade de Hamburgo, sendo o primeiro modelo do Grupo Volkswagen a chegar a este patamar. É por estes e por outros fatores, que em breve apresentaremos, posso afirmar com toda a convicção que a Volkswagen Veículos Comerciais é uma marca de futuro e para o futuro.