“Acreditamos que a DS Auto será a maior rede de stands de automóveis em Portugal em pouco tempo”

06/05/2024

Dentro de três anos, Luís Rosa, diretor coordenador nacional da DS Auto (empresa criada há apenas dois anos) quer chegar aos 100 stands em Portugal e alcançar os 100 milhões de euros de faturação anual.

 

Com apenas dois anos de atividade, a DS Auto conta já com mais de 25 stands e cerca de 60 colaboradores em Portugal, tendo conseguido registar uma faturação superior a 1 milhão de euros no primeiro trimestre de 2024. Uma prova de que o comércio de automóveis, novos e usados, quando acompanhado de uma estratégia que inclua outros serviços agregados, ainda tem espaço para conquistar números positivos no contexto nacional. Em entrevista ao Motor 24, Luís Rosa, diretor coordenador nacional da DS Auto, revela que a empresa crescerá acima de 100%, em 2024, comparando com 2023, e que, até 2026, pretende alcançar os 5.000 automóveis vendidos, chegando à fasquia dos 50 milhões de euros de faturação por ano. Qual a receita do sucesso?

A DS Auto foi lançada há dois anos e conta já com mais de 25 stands e cerca de 60 colaboradores em Portugal. Qual o balanço possível até ao momento?

Estamos muito contentes com os resultados obtidos até ao momento, que muito nos orgulham e são reflexo do propósito deste projeto: criar oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro para os nossos diretores e colaboradores, bem como prestarmos um serviço de excelência a quem nos procura para comprar ou vender o seu automóvel.

O crescimento da DS Auto nos últimos dois anos foi rápido, mas sustentado, por ser um projeto pioneiro e que agrega muito valor aos empreendedores que nos procuram para criar o seu próprio negócio na compra e venda de automóveis e na intermediação de crédito.

O primeiro trimestre deste ano fechou com uma faturação expressiva, superior a 1 milhão de euros. Eram valores esperados?

Sim, tendo em conta o trabalho desenvolvido diariamente junto dos diretores, e pelo crescimento da rede em número de stands e em vendas, acaba por ser um crescimento natural. Temos objetivos muito ambiciosos para o futuro, estando definido o caminho e os passos seguintes para que a marca DS Auto, seja, num curto espaço de tempo, a maior rede de stands de automóveis em Portugal.

A DS Auto dedica-se não apenas à compra e venda de veículos, mas também aos serviços de crédito automóvel. Qual destas áreas representa a maior fatia para as contas da empresa?

A venda de automóveis é a nossa atividade principal e através da qual nasceu este projeto. Contudo, ter a vertente da intermediação de crédito permite ter as condições necessárias para que os nossos clientes tenham as soluções financiamento mais ajustadas a cada caso, com aprovação na hora. O aconselhamento especializado nesta área é indispensável, por ser um passo muito importante e que, normalmente, representa uma decisão com impacto no orçamento das famílias. O nosso foco é, e será sempre, prestar o aconselhamento mais personalizado possível aos nossos clientes, e as melhores soluções à medida do que procuram.

Segundo entendi, a DS Auto tem as portas abertas à entrada de novos parceiros de negócio. De que forma?

A DS Auto é uma marca que funciona num modelo de negócio semelhante a um franchising e o objetivo é juntar novos empreendedores à nossa rede, sejam eles investidores que queiram criar o seu próprio negócio na compra e venda de automóveis, ou profissionais que já inseridos no setor automóvel, como, por exemplo, vendedores ou proprietários de pequenos stands, oficinas ou outros negócios. Dessa forma, pretendemos ser a resposta para os vários desafios perante os quais estes profissionais, por vezes, se deparam, como, por exemplo, a necessidade de ter as parcerias certas, ter mais stock disponível, modernizar o seu espaço e acrescentar parceiros de valor, know-how ou até de fazer um upgrade ao seu negócio.

Na DS Auto procuramos empreendedores com paixão pelo setor automóvel, vontade de inovar e de ter um negócio próprio e rentável. Acredito que a DS Auto é a oportunidade que têm procurado por isso mesmo.

Contamos ainda com a vantagem da DS Auto fazer parte do Grupo Decisões e Soluções, um grupo de renome com grande dimensão e expressão nacional, mais de 540 lojas, 5.000 colaboradores e 600.000 clientes, traduzindo-se assim num negócio “chave na mão”.

Termos o suporte de um grupo desta dimensão, com mais de 20 anos no mercado, torna a DS AUTO uma marca ainda mais completa em termos de oferta para o cliente final e apelativa para quem investe.

O vosso cliente é mais empresarial ou particular? Qual a percentagem de um e de outro e qual o que tem maior potencial de crescimento dentro da empresa?

Em Portugal, a esmagadora maioria das vendas de automóveis passa pela venda a particulares, mas temos também uma quota de mercado empresarial seja na venda ou até no renting, procurando também aqui dar as melhores e mais adaptadas soluções aos empresários.

Sete stands da DS Auto são lideradas por mulheres, algo salutar, mas ainda não muito comum nesta área em particular. Foi fruto do acaso ou faz parte de uma estratégia da DS Auto?

Acima de tudo, a nossa expansão passa por dar a oportunidade a todos aqueles que queiram desenvolver o seu próprio negócio, sejam homens ou mulheres.

Contudo, sabemos que o setor automóvel ainda é maioritariamente masculino, e os automóveis são desenvolvidos e procurados principalmente por homens. Por isso, na DS Auto queremos quebrar barreiras nesta área e mostrar que as mulheres têm igual valor e também podem acrescentar muito a esta área, o que já está a acontecer.

Pela experiência que temos na DS Auto, testemunhamos a paixão que também as mulheres podem ter por automóveis e a forma como a aplicam na liderança do dia-dia nos seus stands. É com muito agrado que também as vemos a juntar-se à nossa marca e ter sucesso connosco.

A concorrência é um dos principais desafios desta atividade? De que maneira?

A concorrência é uma realidade neste setor, mas não nos preocupa, pois acreditamos que a concorrência é sempre saudável e faz parte da atividade, elevando assim o padrão de qualidade, confiança, modernidade e valor a entregar ao cliente, sendo esse o fator mais importante para a nossa marca. Na DS Auto, temos o nosso caminho traçado e sabemos onde queremos estar no futuro, por isso estamos conscientes do que se passa à nossa volta, mas sempre com o objetivo de evoluir e crescer enquanto marca e rede de stands.

O nosso grande foco, preocupação e a nossa maior prioridade é ter capacidade de servir da melhor forma os nossos clientes, sendo esse o caminho que continuaremos a fazer.

De que forma impacta o crescimento dos veículos elétricos com a atividade da DS Auto?

A venda de veículos elétricos tem vindo a crescer a nível global e nesse sentido, acreditamos ao dia de hoje, que estes automóveis fazem parte do presente e futuro do setor automóvel, mas estamos atentos a todas mudanças de paradigma que têm trazido novas alternativas de mobilidade, podendo haver nos próximos 10 anos uma grande transformação no mercado automóvel.

Na DS Auto, apostamos em todos os segmentos, desde a mobilidade elétrica aos automóveis a combustão, e por isso adaptamo-nos diariamente às tendências do setor e às novas tecnologias disponíveis. Acima de tudo, procuramos estar preparados para trabalhar com todos os tipos de automóveis e seguir as melhores tendências do mercado.

Olhando para a IA e para o 5G, como olha a DS Auto para o futuro da atividade? Que medidas estão a ser pensadas para “navegar” nesta nova realidade tecnológica?

A Inteligência Artificial tem permitido que as viaturas e os automóveis se desenvolvam muito do ponto de vista tecnológico. Esta evolução e a disponibilização de novos gadgets no interior dos veículos, são muito positivos para o consumidor principalmente por permitirem o reforço da segurança, por exemplo, através da deteção mais rápida de obstáculos e de francas melhorias na navegação.

Os proprietários do automóvel também beneficiam diretamente desta evolução, que acaba por transformar o veículo num ambiente mais agradável e eficiente, com mais tecnologia ao dispor, sendo esse um fator que aumenta o prazer de condução.

Olhamos com bons olhos para estas novas tecnologias e esperamos que que sejam sempre utilizadas para fazer crescer o mundo automóvel, e acima de tudo, a favor de uma maior segurança para os condutores.

Quais são os planos da DS Auto para os próximos dois anos? Até onde pensam chegar em termos de negócio, faturação e lojas em Portugal?

Este ano, iremos crescer acima de 100%, comparando com 2023. Até 2026, queremos alcançar os 5.000 automóveis vendidos e chegar à barreira dos 50 milhões de faturação por ano. Numa perspetiva a três anos, queremos chegar aos 100 stands a nível nacional e a ambição de alcançar os 100 milhões de euros de faturação anual.