Gasolineira YPF vai ter reabastecimento para carros elétricos

A Argentina vai ser o primeiro país onde uma gasolineira vai implementar uma rede de grande extensão de pontos de recarga para motores elétricos. A petrolífera local, a YPF, que foi nacionalizada em 2012, estabeleceu uma aliança com outras empresas com o objetivo de tornar este país da América Latina o porta-estandarte da eletrificação automóvel no continente.

A QEV Argentina vai montar uma rede de recarregamento rápido, cujos postos foram desenvolvidos pela sueca ABB. Estas duas empresas vão instalar 220 pontos de recarregamento em 110 estações de serviço da YPF, unidades estas que vão permitir a um automobilista recarregar a bateria do seu carro elétrico em 15 a 30 minutos. Esta rede inclui ainda um sistema de geolocalização para permitir aos condutores encontrar a estação mais próxima.

Embora tenha sido criada em 1922 como uma empresa de produtos petrolíferos, a YPF está a diversificar a sua oferta em outras áreas de produção e fornecimento de energia. O ano passado, a empresa argentina anunciou a construção de três centrais elétricas em conjunto com a GE Power, com uma produção total de 480 MWh.