A maravilhosa Dubrovnik

Francisco Sande e Castro
Francisco Sande e Castro
Jornalista e Escritor

Ontem cheguei já ao final da tarde a Trebinje, na Bósnia Herzgovina e hoje arranquei, pelas onze da manhã, com intenções de atravessar Montenegro e até possivelmente toda a Albânia e ir ficar à Grécia. Só que, com um pequeno desvio, decidi passar em Dubrovnik, no extremo Sul da Croácia. Quando ainda vinha na Bósnia e avistei, do alto do Planalto, a baía de Dubrovnik fiquei maravilhado. A má fotografia que tirei não dá a entender a grandiosidade da paisagem, com o vale lá em baixo e o mar ao fundo, com as ilhas. “breathtaking”.

Parei à entrada das muralhas e quando vi uma esplanada com óptimo aspecto e vista sobre o castelo e o mar fiquei a almoçar, mesmo se ainda era meio dia. Depois, entrei na cidade velha de Dubrovnik e fiquei fascinado. Decidi ficar por ali e assim hoje percorri a fantástica quilometragem de …. 30 Km.

A cidade medieval, dentro das muralhas é linda e tem uma vida fantástica, com restaurantes bem arranjados nas praças e um pequeno porto de onde partem barcos a fazer visitas à ilha próxima. No verão têm concertos de musica clássica e balets ao ar livre. Muito civilizado.

A cidade medieval, dentro das muralhas é linda e tem uma vida fantástica, com restaurantes bem arranjados nas praças e um pequeno porto de onde partem barcos a fazer visitas à ilha próxima. No verão têm concertos de musica clássica e balet ao ar livre. Muito civilizado.

Visitei a cidade, esta sim cheia de turistas de todas as nacionalidades, bebi um copo num bar/restaurante da praça principal e da parte da tarde fui dar um passeio de barco.

É daquelas cidades em que pensamos: “era capaz de viver aqui”.

Amanhã arranco rumo ao Sul, com passagem por Montenegro e Albânia. Já me preveni com mais umas bananas e até um pacote de arroz não vá o diabo tecê-las e não encontrar onde comer qualquer coisa.

 

_______________________________________________________________________

*Francisco Sande e Castro está a dar a volta ao mundo de moto e M24 publica diariamente o seu livro de bordo

ler + em Volta ao Mundo em Crosstourer