Apontado como o primeiro exemplo de comunicação entre veículos e infraestruturas, a Audi tem já em funcionamento uma tecnologia que permite a alguns dos seus veículos comunicarem com o sistema semafórico da cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos da América (EUA) e que consegue informar os condutores do tempo de espera que têm ainda pela frente até que a luz vermelha passe a verde.

Esta é apenas uma das valências deste sistema Traffic Lights Information (TLI) que está disponível para os modelos de ano 2017 dos Audi A4, A4 Allroad e Q7 construídos a partir de 1 de junho de 2016 e que no futuro poderá alterar a forma como os condutores se ‘relacionam’ com os semáforos no trânsito.

Até ao momento, apenas alguns dos semáforos da cidade de Las Vegas contam com esta tecnologia, permitindo o acesso do sistema de informação do veículo para que sejam reveladas informações relativas à sua duração, mas no futuro este sistema terá por missão oferecer planos de viagem mais eficientes e até calcular a velocidade mais adequada para que o condutor consiga passar os semáforos verdes em todos os cruzamentos.

Ainda que não pareça muito relevante, este sistema desenvolvido em parceria com a Traffic Technology Services (TTS) é apontado como o primeiro exemplo de comunicação entre o veículo e infraestruturas (V2I) nos Estados Unidos. Depois de Las Vegas, a intenção da marca de Ingolstadt é colocar esta funcionalidade em mais cidades daquele país e, posteriormente, levado a outros pontos do globo.

a carregar vídeo