Google confirma desenvolvimento de camião autónomo

A Waymo, subsidiária da Alphabet que detém a Google, confirmou que está a desenvolver tecnologias de condução autónoma para camiões.

Em declarações proferidas ao site Buzzfeed News, a Waymo justificou a aposta com o facto da sua tecnologia para automóveis autónomos ser transferível para veículos pesados.

“A tecnologia de condução autónoma pode transportar pessoas e mercadorias de uma forma muito mais segura do que atualmente e reduzir em milhares as mortes relacionadas com acidentes que envolvem pesados. E com os nossos oito anos de experiência em hardware e software em condução autónoma, estamos a estudar a melhor forma de integrarmos essa tecnologia em veículos pesados”, afirmou a Waymo.

Waymo-To-Develop-Autonomous-Trucks-2

Recorde-se que na semana passada, as informações veiculadas nos meios de comunicação sugerem que a Waymo é atualmente a empresa mais experiente em termos de condução autónoma.

No ano que terminou a 30 de novembro de 2016, os veículos da Waymo percorreram um pouco mais de 1 milhão de quilómetros em modo autónomo no estado da Califórnia – enquanto a General Motors (GM), por exemplo, não foi além dos 15.500 quilómetros – e só ao fim de 8.200 quilómetros (média) precisaram da intervenção de um engenheiro – a GM necessitou da intervenção do condutor a cada 54 quilómetros (média)…

Luís M. Mota