GP Áustria F1: Só ‘dá’ Mercedes ou Ferrari desde 1998…

O Mundial de Fórmula 1 chega ao Red Bull para a nona corrida da época num campeonato que está a ser o mais interessante dos últimos anos, especialmente pelo facto da luta não se cingir aos pilotos da mesma equipa.

Sebastian Vettel (Ferrari) e Lewis Hamilton (Mercedes) têm vindo quase constantemente a alternar corrida a corrida uma maior pontuação que o seu adversário, e isso só não sucedeu quando Vettel pontuou duas vezes seguidas mais que Hamilton, no Barhrein e Rússia. Em todos os outros Grandes Prémios alterna o piloto que consegue mais pontos e tudo isso significa que existe equilíbrio pontual, pois 14 pontos quando ainda não se chegou a meio do campeonato é muito pouco e deixa antever a manutenção do status.

Para a corrida austríaca, a mais ‘fácil’ do calendário em termos de traçado, pois apesar de existirem nove curvas, elas são verdadeiramente apenas sete, o tempo por volta é também o mais curto do ano. Em termos desportivos espera-se a Mercedes e a Ferrari muito fortes, sendo que nesta pista em particular é bem possível que Williams e Force India andem muito junto da Red Bull, se não na frente. Recorde-se que a Williams fez aqui a mais recente pole da sua história, em 2014, desde 1998 que só a Mercedes ou Ferrari vencem nesta pista.

Outro ponto curioso é o facto de Lewis Hamilton já ter cinco poles em oito corridas este ano, e se conseguir mais uma no sábado será a 67ª, podendo igualar o recorde de 68 poles de Michael Schumacher logo na semana seguinte, e em casa, Silverstone. Depois de toda a polémica de Baku, espera-se desta feito toda a gente muito bem comportada, especialmente Sebastian Vettel que não se pode dar ao luxo de cometer erros que lhe ‘valham’ mais pontos da super licença, pois está apenas a três pontos (os mesmos que teve de castigo no Azerbaijão) para atingir doze e ficar sem correr um Grande Prémio.

Horário
Sexta, 7 de Julho
09h00 Treinos Livres 1
13h00 Treinos Livres 2
Sábado, 8 de Julho
10h00 Treinos Livres 3
13h00 Qualificação
Domingo, 9 de Julho
13h00 Corrida

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.