GP Canadá: Lewis Hamilton garante pole position por 0,033s

Lewis Hamilton garantiu a ‘pole-position’ para o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1 na sua última tentativa, ao rodar em 1m11,489s, batendo Sebastian Vettel por 0,033s, após uma qualificação onde bem cedo se perceber que no Circuito Gilles Villeneuve a Mercedes tinha argumentos para fazer frente à Ferrari.

No começo da Q3 Hamilton mostrou que estava disposto a dar o tudo por tudo para garantir o primeiro lugar na grelha de partida para a corrida canadiana, quando na sua primeira tentativa rodou em 1m11,791s, face a um Vettel que ficou a somente 0,007s (!). A Mercedes mostrou ter uma pequena reserva para fazer face à Ferrari, ainda que Valtteri Bottas tenha garantido o terceiro lugar do ‘grid’ por apenas oito centésimas face a Kimi Raikkonen.

Ainda que tudo tenham feito para se aproximar das equipas de topo, os pilotos da Red Bull tiveram que se contentar com a segunda linha da grelha, novamente com Max Verstappen a ser melhor do que Daniel Ricciardo. Atrás dos dois Felipe Massa confirmou o bom andamento evidenciado ao longo do fim de semana, ainda que o Williams esteja a ‘anos-luz’ das três equipas de topo. O mais que o brasileiro conseguiu foi ficar à frente dos pilotos da Force India, Sergio Perez e Esteban Ocon, e de Nico Hulkenberg, novamente a tirar o máximo do que o Renault lhe dá.