Mercedes EQA: Primeiro Mercedes compacto totalmente eléctrico

A Mercedes-Benz apresentou, no Salão de Frankfurt, o protótipo EQA. O primeiro veículo compacto Mercedes totalmente eléctrico.

A iniciativa eléctrica da Mercede-Benz começa a ganhar fulgor. De acordo com Dieter Zesche, CEO da Daimler AG, a Mercedes lançará mais de 10 modelos totalmente eléctricos até 2022. Afirmou ainda que o Mercedes EQA é a prova de que o construtor alemão está seriamente empenhado em introduzir mobilidade eléctrica na sua gama de produtos.

Sistema de propulsão eléctrica

O protótipo Mercedes EQA está equipado com 2 motores eléctricos, um em cada eixo. A potência total do EQA é de 272 cavalos e o seu binário de 500 Nm. Consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5 segundos. Tracção integral com distribuição de binário variável entre eixos, promove uma dinâmica de condução impressionante e segura.

Os dois modos de condução “Sport” e “Sport Plus” distribuem o binário entre os dois eixos de forma diferente, permitindo ao condutor escolher as características de uma performance individual.

A Autonomia do Mercedes EQA é cerca de 400 km. O veículo pode ser carregado por indução ou através de uma wallbox e é compatível com métodos de carregamento rápido. Num posto de carregamento rápido, uma autonomia de 100 km pode ser alcançada em menos de 10 minutos de carga. A bateria íons-lítio está localizada no chão do veículo, entre os dois eixos e tem uma capacidade superior a 60 kWh.

Exterior

O Mercedes EQA é um exemplo de uma evolução natural da forma de design “Sensual Purity”, caracterizada pela redução de linhas e arestas aguçadas. Na grelha frontal, em vez de um radiador (é desnecessário, sendo um VE) encontra-se uma grelha que muda de cor em função do modo de condução, uma espécie de asa azul para o modo “Sport” e barras verticais encarnadas para o modo “Sport Plus”.

As luzes são constituídas por fibras de laser e não por LEDs. As luzes traseiras em forma de espiral realçam o conceito de mobilidade eléctrica ao evocar um visual relacionado com funcionamento de circuitos eléctricos.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.