WRC: Todos os carros, equipas e pilotos para 2017

Como sabe, tudo vai mudar no WRC 2017. O reino de quatro anos da Volkswagen terminou com a saída da marca da disciplina, mas para ‘compensar’ está de regresso após 17 anos a Toyota.

As regras também mudam, grandemente, com os carros a passarem a ter cerca de 380 CV (oficialmente) depois dos 315 CV de 2016. A juntar a isto um sem número de apêndices aerodinâmicos que vão permitir aos pilotos passarem bem mais depressa em curva, pois tal como já nos dois dito “sente-se o ‘peso’ da aerodinâmica”. Os carros são também mais leves, e tudo isto vai permitir que a ação seja mais entusiasmante para os adeptos.

Neste momento, ninguém sabe o que valem os carros, mas se estiverem equilibrados no seu andamento, como sempre estiveram os WRC 2016 (o que fez a diferença foi tudo o resto), tudo se prepara para uma época de sonho, pois a M-Sport tem agora o melhor piloto mas não tem a melhor equipa (também não está longe…).

Neste aspeto a VW batia a concorrência, e a Hyundai está também muito bem estruturada. Relativamente à Citroën terá que ver-se, estiveram fora, e o mesmo se aplica à Toyota que é completamente nova.

Citroën Racing

Pilotos: Kris Meeke, Stéphane Lefebvre, Craig Breen

Carro: Citroën C3 WRC

O carro parece excelente, Kris Meeke é piloto de ponta. Será que chega? Se Meeke falha, Stéphane Lefebvre e Craig Breen ainda não estão prontos para os lugares da frente..

 

Hyundai World Rally Team

Pilotos: Thierry Neuville, Hayden Paddon, Dani Sordo

Carro: Hyundai i20 Coupe WRC

Em termos de equipa, é a mais completa, resta saber o que vale o novo carro. Os pilotos são homogéneos, mas Neuville não explodiu como se esperava. Quem o está a fazer é Paddon. Qualquer um dos três já provou poder vencer ralis, mas Sordo já só no asfalto…

 

M-Sport World Rally Team

Pilotos: Sébastien Ogier, Ott Tänak

Carro: Ford Fiesta WRC

Ter Sébastien Ogier pode ser um início de um sonho para a Ford e M-Sport, e se o carro estiver ao nível dos outros, e a equipa também aproveitar para elevar o seu nível, podem estar aqui os novos Campeões. A juntar à festa, Ott Tänak, que mereceu novamente a confiança de Wilson, e tem mais uma nova e grande oportunidade.

 

Toyota Gazoo Racing

Pilotos: Jari-Matti Latvala, Juho Hänninen, Esapekka Lappi

Carro: Toyota Yaris WRC

Uma incógnita. O carro, a equipa, os pilotos. Tommi Mäkinen tem ‘mãos’ para a tarefa? Os japoneses são ótimas pessoas, mas são permissivos quando as coisas não correm bem, deixam andar, vejam o tempo que a Honda está a levar para reagir na F1. E os altos e baixos de Latvala? Confessou recentemente que perdeu a motivação a meio do ano quando percebeu que não conseguia lutar pelo título. Agora diz que está como ‘novo’. O carro só em Monte Carlo vai deixar perceber onde está face aos outros, mas julgamos que 2017 vai ser para crescer. Pódios em 2017? Por velocidade pura ou devido a muitos abandonos?

José Luis Abreu/Autosport