Aston Martin DBR1 bate recorde em leilão

O primeiro exemplar do Aston Martin DBR1 foi leiloado por 22,5 milhões de dólares (19,1 milhões de euros) no leilão da RM Auctions, em Monterey, no passado fim-de-semana, estabelecendo assim um novo recorde para um automóvel britânico.

Esta unidade do “carro mais importante da história da Aston Martin”, segundo a leiloeira, destaca-se pelo seu pedigree de competição. Não só levou Sir Stirling Moss à vitória nos 1000 KM de Nürburgring, em 1959, como venceu também as 24 Hours de le Mans, no mesmo ano.

Construído em 1956, o primeiro dos cinco chassis produzidos entre 1956 e 1958 passou ainda pelas mãos de grandes pilotos como Carroll Shelby, Jack Brabham ou Roy Salvadori.

O carro desportivo mais elegante de Pebble Beach, em 2001, foi o único a ser disponibilizado ao público, tendo sido vendido a proprietários privados após os tempos de glória no desporto automóvel.

Recentemente voltou a ser colocado no mercado, tendo acabado por ultrapassar a estimativa dos 18 milhões de euros previstos pela RM Auctions no leilão.

O anterior record era detido pelo Jaguar D-Type de 1955, que rendeu cerca de 18,5 milhões de euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.