BMW R Nine T CLUTCH: “The Parisienne”

A BMW R Nine T é uma das motos mais modernas dentro do conceito Neo-Clássico. Além de que a sua inegável classe está vinculada a uma série de componentes que integram o modelo de uma beleza estética indiscutível.

Esta preparação sobre base R NineT realizada pelo a firma francesa Clutch Custom Motorcycles, com sede em Paris, é ainda mais simplista com um toque de Chique a fazer jus à origem da sua preparação “Haute Couture”.

Esta preparação foi meticulosamente preparada pelo seu autor Willie Knoll que , como umverdeiro designer de moda, redefine as suas linhas e formas, procurando equilíbrio e harmonia de uma forma simples e natural.

Willie , nascido nos Estados Unidos, afirma que a sua ideia era de criar algo com muita classe e um pouco agressivo. Uma moto que fosse extraordinária na estrada, com linhas sedutoras e cheia de pormenores únicos que a distinguem.

O objectivo foi fazer desaparecer o aspecto musculado original e para conseguir estilizar a R Nine T Willie foi obrigado a substituir o sub-quadro por outro especialmente fabricado para conseguir o efeito pretendido. Existe agora uma linha totalmente harmoniosa da frente até trás combinada como uma estética mais simplista.

O depósito foi produzido artesanalmente com o objectivo de parecer quase como se tivesse sido retirado de uma moto vintage japonesa. As tampas laterais foram também fabricadas manualmente e a ideia era que fossem o mais discretas possível. O banco forrado a pela castanha revela apenas uma pequena saliência ergonómica e arredondada no topo.

O aspecto geral da moto é de ser mais baixa que a original embora seja apenas uma ilusão de óptica. O curso de suspensão é exactamente o mesmo mantendo assim todas as propriedades e características da R NineT.

Não obstante a moto parecer mais baixa houve no entanto uma alteração nas suas rodas pois passaram ambas de 17” para 18” o que confere à moto uma maior elegância. Os cubos foram mantidos os originais. Os pneus optou-se por montar uns Pirelli Angel GT’s, uma escolha muito apropriada tendo em conta o estilo Racer da moto.

Um cunho inigualável da Clutch marca de forma soberba esta R Nine T e que se revela em alguns dos seus pormenores como o tampão da gasolina, o guarda lamas dianteiro, o conjunto de peseiras e os avanços, são todos componentes fabricados pela Clutch.

Para completar o projecto algumas peças foram trazidas de fornecedores externos respeitando sempre o projecto no seu design inicial. Um pequeno farol dianteiro, um farol traseiro de LED que integra os piscas e integrado na nova estrutura traseira da moto.

O radiador de óleo original foi substituído por outro mais de acordo com estilo instituído e os travões e manetes são da Beringer.

Na decoração e pintura final da R Nine T Clutch foram escolhidos tons muito subtis. Para o depósito um tom profundo de azul e para o resto optou-se por superfícies polidas ou em aço inox, inclusivamente nas próprias cabeças cilindro do motor boxer.

O resultado é magnífico e digno da mais Alta – Costura Parisienne.

Fontes : Clutch Custom Motorcycles & Bike Exif

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.