BMW R1200 GS: Fusão entre a perfeição e a paixão

A R 1200 GS é uma moto que aposta na diversidade mostrando-se à altura em auto-estradas, todo-o-terreno, cidade, estradas secundárias, revelando conforto e prestações, tudo combinado a lendária robustez e a experiência de mais de 36 anos de desenvolvimento da GS resultam numa moto de grande nível.

Este modelo está ainda melhor, tanto em termos da sua capacidade Touring como nas prestações em todo-o-terreno. Mais conforto, mais dinâmica e mais diversão.

O motor Boxer com 125 cv (92 kW), é eficiente e com elevado binário, para máximo prazer de condução em qualquer situação. Mas o motor boxer não é lendário apenas pela sua fiabilidade. Também é muito fácil de utilizar. A embraiagem em banho de óleo com função deslizante e o acelerador electrónico facilitam o controlo da potência.

O quadro principal rígido que integra o motor como elemento autoportante garante um baixo centro de gravidade e facilita a maneabilidade, ao mesmo tempo que proporciona uma excelente estabilidade. A suspensão Paralever e Telelever permitem um desempenho de amortecimento perfeito em qualquer terreno.

Com os sistemas electrónicos de assistência à condução, como o renovado ESA (Ajuste Electrónico da Suspensão), a R 1200 GS volta a definir os padrões do prazer de conduzir com um simples toque de um botão.

Os Modos de Condução Rain e Road, bem como o ASC (Controlo Automático de Estabilidade) estão equipados de série, para adaptar a moto da melhor forma a qualquer circunstância.

O Modo de Condução opcional Pro oferece ainda mais possibilidades para ajustares a moto ao teu estilo de condução (por exemplo, Enduro e Dynamic). O Hill Start Control (Controlo de arranque em subidas) facilita o arranque em locais de forte inclinação e o Controlo Dinâmico de Tração (DTC), que também intervém em curva, garante toda a segurança e dinâmica de condução.

O sistema ABS Pro também ajuda na utilização dos travões em curva, doseando a travagem e impedindo situações perigosas. A luz de travão dinâmica avisa os outros condutores em caso de travagem brusca.

Existem aspectos que não mudam: a robustez, a dinâmica e o carácter. Os novos acabamentos de pintura e as superfícies de elevada qualidade também realçam o impressionante design da GS.

Quer sejam os frisos elegantes do depósito, a protecção contra salpicos da roda dianteira, os logótipos GS ou as novas cores do quadro e da moto, a diversidade na R 1200 GS nunca foi tão evidente.

O Style Exclusive adiciona destaques estéticos e centra a atenção numa imagem fiável e orientada para o Touring com materiais e pormenores de elevada qualidade.

O Style Rallye corresponde precisamente ao seu nome e os condutores todo-o-terreno mais ambiciosos vão dar o seu dinheiro por bem empregue.

Além disso, existe uma vasta gama de acessórios opcionais, incluindo o Keyless Ride, acessórios todo-o-terreno muito úteis e até mesmo sistemas de bagagem para adaptar a GS a todas as necessidades.

Ficha Técnica

Motor

Tipo – Motor boxer bicilíndrico a quatro tempos de refrigeração ar/líquido, com duas árvores de cames helicoidais à cabeça e um veio de equilíbrio

Diâmetro x curso – 101 mm x 73 mm

Cilindrada – 1,170 cc

Potência máx. – 125 cv (92 kW) às 7.750 rpm

Binário max. – 125 Nm às 6.500 rpm

Taxa de compressão – 12.5 : 1

Gestão do motor – Injecção electrónica

Controlo da emissão de gases – Conversor catalítico de 3 vias, compatível com a norma de emissões EU-4

Prestações / Consumo

Velocidade máxima – mais de 200 km/h

Combustível – Gasolina sem chumbo, teor mínimo de octanas 95 (RON)

Sistema eléctrico

Alternador – Trifásico de 510 W (potência nominal)

Bateria – 12 V/11,8 Ah, sem manutenção

Transmissão

Embraiagem – Multidisco em banho de óleo, accionada hidraulicamente

Caixa de velocidades – Seis velocidades com veio de sincronização

Transmissão secundária – Cardan

Ciclística / travões

Quadro – Conceito de quadro bipartido com secção principal e com a traseira aparafusada, motor autoportante

Suspensão dianteira – Telelever BMW Motorrad, diâmetro das bainhas 37 mm, amortecedor central

Suspensão traseira – Monobraço oscilante em alumínio fundido com Paralever BMW Motorrad; amortecedor WAD (amortecimento dependente do curso), afinação hidráulica contínua da pré-carga da mola por manípulo, afinação da expansão por manípulo

Curso da suspensão dianteira / traseira – 190 mm / 200 mm

Distância entre eixos – 1.507 mm

Avanço – 99.6 mm

Ângulo da coluna de direção – 64.5°

Jantes – Alumínio fundido

Jante dianteira – 3,00 x 19″

Jante traseira – 4,50 x 17″

Pneu dianteiro – 120/70 R 19

Pneu traseiro – 170/60 R 17

Travão dianteiro – Dois discos flutuantes, diâmetro de 305 mm, pinças radiais de quatro êmbolos

Travão traseiro – Disco simples, diâmetro de 276 mm, pinça flutuante de êmbolo duplo

ABS – ABS Integral BMW Motorrad (parcial-integral, pode ser desligado)

Dimensões / pesos

Comprimento – 2.207 mm

Largura (com espelhos) – 952,5 mm

Altura (sem espelhos) – 1.412 mm

Altura do banco, peso sem carga – 850/870 mm (com suspensão rebaixada* 800/820 mm) *EO

Arco interior das pernas, peso sem carga – 1870/1910 mm (altura do banco baixo* 1750/1790 mm) *EO

Peso sem carga, com meios de funcionamento, depósito cheio 1) 1 – 244 kg

Peso total permitido – 460 kg

Carga máxima (com equipamento de série) – 216 kg

Capacidade do depósito – 20 l

Reserva – aprox. 4 l

As dimensões relevantes referem-se à posição de vazio da norma Europeia

1) 1) Conforme a Directiva 93/93/CEE com todos os líquidos para funcionamento, atestado com, pelo menos, 90% do volume do depósito

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