Uma nova era nas motos desportivas de cilindrada média

Com as Super desportivas 600RR a viverem um futuro incerto a aposta da Honda com a sua nova CBR650F vai no sentido de proporcionar uma moto de cariz desportivo mas versátil e acessível no seu custo. A nova CBR650F é por isso uma moto polivalente para uma utilização diária, a permitir inclusivamente pequenas viagens de fim de semana a solo ou acompanhado.

Ao contrário da sua irmã naked, a CB650F, com a qual partilha quase tudo, a CBR monta um guiador em duas peças, tipo avanços , montados no topo da suspensão e que são cerca de 30mm mais estreitos que os da CB e ligeiramente mais baixos. As novas suspensões Showa têm uma excelente afinação sobretudo para condução rápida em estradas sinuosas e com bom piso. A posição de condução é de praticamente de uma tourer.

O motor da CBR650 tem um comportamento suave e progressivo mas atinge altas rotações rapidamente. Não tem o “punch” por exemplo do bicilíndrico da MT07, e apesar de este ano ter mais 4 Cv que a versão do ano anterior mantém a suavidade num regime de rotação baixa a subir mais rapidamente a partir das 5.000rpm como é característico de um 4 cilindros em linha. Os 90 Cv parecem estar distribuídos ao longo de todo regime e com um binário quase sempre idêntico ao longo do mesmo. Para despertar o espírito desportivo da CBR650 há que levá-la até um regime mais alto de rotação.

A reputação de fiabilidade das Hondas e em particular das CBR são o resultado de anos de investimento e este motor é reflexo de toda essa experiência onde se opta claramente por baixar as prestações do mesmo para garantir ainda maior fiabilidade e menos manutenção, acompanhado claro está pelos menores consumos e menos emissões de gases poluentes a que todas estão obrigadas no âmbito das limitações do Euro 4.

Excelente qualidade de construção, bons acabamentos e materiais de excelente qualidade como é hábito da Honda caracterizam esta simpática CBR650F. No entanto não inclui muita sofisticação já que não inclui qualquer electrónica e tão somente o ABS de fábrica, as suapensões apenas o amortecedor traseiro é regulável em pré-carga, e não inclui o indicador digital da mudança engrenada.

Nada de muito extravagante portanto nesta CBR650F mas acaba por ser o resultado de anos de investimento em motores de 4 cilindros em linha, de 16 válvulas, que com uma ciclística simples e sem grandes sofisticações, a um preço para poder competir com a actual concorrência, estabelece novos parâmetros de mercado em termos do que se procura numa moto hoje em dia, fiabilidade, conforto, baixos consumos e um enorme prazer de condução.

 

FICHA TÉCNICA

MOTOR

DIÂMETRO X CURSO (mm)
67 x 46 mm

ALIMENTAÇÃO
Injeção eletrónica PGM-FI

TAXA DE COMPRESSÃO
11.4:1

CILINDRADA (cm3)
649 cm3

TIPO DE MOTOR
Tipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC

POTÊNCIA MÁXIMA
67 kW (91 CV) / 11.000 rpm (95/1/EC)

BINÁRIO MÁXIMO
64 Nm/ 8.000 rpm (95/1/EC)

ÓLEO (Litros)
3,5L

ARRANQUE
Elétrico

TRANSMISSÃO

EMBRAIAGEM
Multi-disco banhada em óleo, com molas helicoidais

TRANSMISSÃO FINAL
Por corrente #525 O-ring

TIPO TRANSMISSÃO
6 velocidades

RODAS

TRAVÕES FRENTE
Dois discos hidráulico de 320 mm x 5.0 mm com 2 pinças e pastilhas de material sinterizado.

TRAVÕES RECTAGUARDA
Disco de 240 mm x 5 mm com pinça de um êmbolo e pastilhas de resina

SUSPENSÃO – FRENTE
Forquilha telescópica convencional de 41 mm. Curso de eixo de 120mm.

SUSPENSÃO – RECTAGUARDA
Mono-amortecedor, ajustável em pré-carga da mola. Curso de eixo de 43,5mm

PNEUS – FRENTE
120/70-ZR17M/C (58W)

PNEUS – RECTAGUARDA
180/55-ZR17M/C (73W)

RODA – TIPO – FRENTE
17M/C x MT3.5 Jante em liga de alumínio com 6 raios

RODA – TIPO – RECTAGUARDA
17M/C x MT5.5 Jante em liga de alumínio com 6 raios

CICLÍSTICA

BATERIA
12V/8.6AH

ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO
25.5°

DIMENSÕES (mm)
2.110 x 755 x 1.145

QUADRO
Aço tipo diamante

DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros)
17,3 litros

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
4,76l/100 km

DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm)
130 mm

LUZES
12V, 55W x 1 (low)/55W x 1 (high)

PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg)
211 kg

ALTURA DO ASSENTO (mm)
810 mm

TRAIL (mm)
101 mm

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)
1.450mm

PVP 8.400,00 euros

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