SR400 Café Racer da Capêlo’s Garage e Elemental Rides

O sucesso da preparação desta SR400 idealizada pela Capêlo’s Garage, designer com sede no Porto que tem vindo a apresentar trabalhos surpreendentes, é mais um caso que merece destaque.

A Capêlo’s Garage foi fundada por Nuno Capêlo que se dedica a arquitectar conceitos e a propor os seus projectos a clientes como Marcus Walz, Wrench n’ Wheels, Ton Up Grarage, Dusty Track… entre muitos outros, nacionais e internacionais, que confiam em Nuno Capêlo na definição das linhas gerais das suas preparações.

Recentemente destacada pela Bike Exif e apresentada no Lx Factory durante o Art & Moto, a SR400 preparada pela Capêlo’s e pela Elemental Rides suscitou enorme interesse pelos pormenores da sua preparação.

Com execução por parte do preparador Ricardo Santos da Elemental Rides esta fantástica Café Racer tem por base a já conhecida e em vias de ser descontinuada, Yamaha SR 400, facto que se deve a não vir a estar de acordo com os novos standards de emissões Euro 4.

O projecto foi apresentado à Yamaha Portugal que abraçou com entusiasmo este desafio e disponibilizou uma unidade SR400 para o efeito. O objectivo foi o de aproveitar ao máximo a base SR, sem grandes modificações ao nível da sua motorização e trabalhar em torno do seu quadro e ciclística para conseguir o look final pretendido e proposto no projecto de Nuno Capêlo.

Como suspensão dianteira foi montada uma invertida proveniente de uma R1 preparada com elementos internos da K-Tech. Na traseira optou-se por dois amortecedores Showa e um braço oscilante em aço de estrutura reforçada.

As jantes de raios são ambas de 17” e montam pneus Michellin.

A nível da travagem optou-se na dianteira por um travão de 4 maxilas de 260mm proveniente de uma Yamaha TR3 de competição. Tanto nos travões como na embraiagem optou-se também por montar acionamento hidráulico, para garantir maior grip e facilitar a sua manutenção.

No desenho das fibras o Ricardo e o Nuno optaram realizar em fibra, e a partir de um protótipo desenhado em espuma, a baquet que acompanha e sobe ligeiramente sobre o depósito de origem, também ele modificado, e na parte posterior termina num farol realizado em lâminas de acrílico onde estão integradas as luzes de presença e pisca.

Na parte em que o banco se sobrepõe ao depósito foram montados o conta kms e o relógio e também algumas luzes avisadoras. A baquet foi realizada com acabamento em cortiça e os punhos também forrados com fita do mesmo material, no sentido de destacar uma matéria-prima relacionada com uma indústria líder em Portugal.

Foi também concebida de raiz uma quilha que cobre a secção do escape, este fabricado em aço. Outros elementos realizados de raiz compõem esta preparação tais como as tampas laterais, o guarda-lamas dianteiro, os avanços, as peseiras recuadas e elementos originais personalizados nas tampas do motor.

A carenagem frontal foi realizada a partir de uma inicialmente desenhada para uma Ducati Pantah e adaptada à SR400. As luzes utilizam tecnologia LED tanto nos mínimos e luzes de presença, como nos médios e máximos.

A conjugação das cores, em branco e preto, é perfeita e destaca os elementos que compõem as linhas e o design desta SR400 Café Racer. Durante o último evento em que estiveram presentes, o Wheels and Waves em Biarritz, Nuno e Ricardo percorreram cerca de 200 Kms com a sua SR400 e afirmam que o seu comportamento é excelente e que desperta uma enorme vontade de andar sempre a fundo…

Mais um excelente trabalho e uma fantástica preparação… parabéns ao Nuno Capêlo e ao Ricardo Santos.

Capêlo’s Garage e Elemental Rides

Fontes: Bike Exif, Capelo’s Garage e Elemental Rides

Pedro Rocha

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.