Triumph Street Triple S: A campeã das ruas

Estabelecendo um novo padrão, a Street Triple S foi pensada para uma condução empolgante, ágil e viciante no dia-a-dia.
Com um novo visual street fighter, o mais elevado nível de acabamento, a nova ‘S’ é mais leve que a antecessora com pneus, suspensão Showa mais sofisticados e um novo braço oscilante gullwing.

A isto tudo acrescenta-se o mais recente e poderoso motor de 765 cc, sistema de acelerador electrónico, dois modos de condução, travões ABS e controlo de tracção comutável o resultado é uma máquina verdadeiramente divertida.
Desenvolvido a partir do famoso motor de competição ‘Daytona’, o novo motor Street Triple de 765 cc fornece consideravelmente mais potência e binário. Com mais de 80 componentes novos, incluindo cilindros de maior diâmetro e curso, nova cambota, novos pistões e camisas em alumínio com revestimento Nikasil, o resultado é um salto espectacular em desempenho, particularmente a rotações baixas e intermédias.

O Controlo de Gestão de Motor (ECU) e a sua afinação, foi projectada para proporcionar a personalidade, potência e desempenho que melhor se adequam ao estilo da moto e do condutor.
A nova configuração do motor para a Street Triple S fornece mais desempenho do que a geração anterior em todos os regimes de rotação e particularmente nos regimes baixos e intermédios.
A afinação da ‘S’ proporciona um acréscimo de 6,6% de potência máxima face à geração anterior, aumentando para 113 PS @ 11.250 rpm e um aumento de 7,3% no binário máximo, subindo para 73 Nm @ 10.400 rpm

A nova Street Triple S possui também uma caixa de velocidades melhorada, com relações de transmissão mais curtas para a 1a e 2a velocidade. Isto melhora a aceleração e proporciona uma geometria revista para mudança de velocidades mais suaves.
Ligados ao acelerador electrónico, os novos modelos possuem maior controlo de condução com a introdução dos modos de condução que ajustam a resposta do acelerador e as configurações do ABS e controlo de tracção ao toque de um botão – tanto parado como em movimento. A Street Triple S proporciona 2 modos com ‘road’ e ’rain’.

Em matéria de travões conta com características técnicas mais elevadas do que a geração anterior.
O modelo Street Triple S é configurado com pinças frontais Nissin de 2 pistões e uma pinça única Brembo na parte traseira.
Esta nova Street Triple S conta aina com um caixa-de-ar revista o que produz uma indução sonora melhor durante a aceleração para criar um rugido mais rico e profundo ao estilo Triumph Triple.
O novo sistema de escape proporciona um melhor desempenho e estilo, minimizando efeito visual e reduzindo o peso geral da moto.

Existem dois novos acabamentos para os silenciadores uns dos quais projectado especialmente para o modelo ‘S’ que se adequa perfeitamente ao seu estilo e outro mais desportivo.
Um novo braço traseiro oscilante gullwing foi projectado especialmente para a nova gama Street Triple, resultando no aumento da rigidez torsional, acompanhado de uma projectada perda na rigidez lateral.
Isto aumenta a estabilidade às velocidades vertiginosas atingidas pelas novas Street Triple, para maior segurança e confiança do condutor, para uma resistência mais natural ao comprimir a suspensão traseira em aceleração forte. Isto proporciona maior capacidade nos ângulos de saída em curva e um comportamento mais preciso da ciclística o que pode ser sentido nos dois modos road e track.
SUSPENSÃO MAIS AVANÇADA
A nova gama Street Triple foi projectada com uma versátil suspensão topo de gama, desenvolvida e ajustada especialmente para os novos modelos.
A Street Triple S apresenta forqueta frontal invertida Showa de ø41mm com curso de 110mm e uma unidade de suspensão traseira com amortecedor único com reservatório piggyback com pré-carga ajustada.
NOVO COMPUTADOR DE BORDO

O novo computador de bordo fornece ao condutor acesso às principais informações através do ecrã TFT.
Para o modelo ‘S’, estas informações incluem velocímetro, conta-rotações, símbolo do modo de condução, posição da relação de caixa engrenada, indicador de nível de combustível, conta-quilómetros, conta-quilómetros parcial e distância percorrida.

Ficha Técnica
Motor e transmissão
Tipo – Arrefecimento a líquido, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha
Cilindrada – 765cc
Bore Stroke – 77,99 mm / 53,38 mm
Compression – 12,65:1
Potência máxima CE – 113 PS (83,1 kW) a 11.250 rpm 73 Nm a 9.100 rpm
Binário máximo CE – 73 Nm @ 9.100 rpm
Sistema – Injecção electrónica sequencial multiponto de combustível com SAI. Controlo do acelerador electrónico
Transmissão Final – Corrente com anel O-ring
Embraiagem – Húmida, multidisco.
Caixa de velocidades – 6 velocidades
Quadro – Dianteiro – duas longarinas em alumínio. Traseiro – fundido em molde de alta pressão de 2 peças
Braço oscilante – Duplo, liga de alumínio fundido
Roda dianteira – Liga de alumínio fundido, 5 raios, 17 x 3,5 pol
Roda traseira – Liga de alumínio fundido, 5 raios, 17 x 5,5 pol
Pneu dianteiro – 120/70ZR17
Pneu traseiro – 180/55ZR17
Suspensão dianteira – Forquetas invertidas Showa de 41 mm e tecnologia de amortecimento diferenciado (SFF) em cada prumo, curso da roda dianteira de 110 mm
Suspensão traseira – Amortecedor único Showa com reservatório complementar, curso da roda traseira de 124 mm. Pré-carga ajustável.
Travão dianteiro – Discos duplos flutuantes de 310 mm, pinças deslizantes de 2 pistões Nissin
Travão traseiro – Disco fixo individual de 220 mm, pinça deslizante de pistão único Brembo
Painel de instrumentos e funções – Painel de instrumentos LCD com tacómetro analógico
Largura do guiador – 735mm
Altura (sem espelhos) – 1060mm
Seat Height – 810mm
Distância entre eixos – 1410mm
Inclinação – 24,8º
Avanço – 104,3mm
Peso em seco – 166kg
Capacidade do depósito – 17,4L
Consumo ** – 4,7 l/100 km (GTR2)
CO2 figures ** – Padrão EURO 4: 115 g/km **O consumo de combustível e o CO2 são medidos de acordo com a regulamentação 168/2013/EC. Os valores relativos ao consumo de combustível são resultantes de condições de ensaio específicas e são apenas para fins comparativos. Eles podem não reflectir os resultados reais durante a condução.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.