Valentino Rossi comemora 300 Grandes Prémios em MotoGP

O consagrado piloto da Yamaha prepara-se para atingir mais um marco histórico na sua ilustre carreira no próximo fim de semana, momento em que terá lugar o Grande Prémio da Grã-Bretanha no circuito de Silverstone.

Rossi será o primeiro piloto a atingir a marca histórica dos 300 Grandes Prémios na classe rainha. Esta história de sucesso que chega a confundir-se com a história recente da competição começou em 2000 quando Valentino Rossi participou na ronda inaugural da presente época, o Grande Prémio da África do Sul.

Aos comandos de uma Honda NSR500 com as cores da Nastro Azzurro o italiano viria a abandonar a prova devido a queda. Mesmo assim deixou o seu registo na folha da corrida realizada no circuito de Welkom, pois estabeleceu a volta mais veloz da contenda.

Ainda em 2000 o piloto transalpino viria a conquistar a sua primeira vitória na então denominada categoria de 500cc. Tudo aconteceu curiosamente no Grande Prémio da Grã-Bretanha, mas tendo como palco a pista de Donington Park. Até ao final do ano Rossi viria a subir ao lugar mais alto do pódio também no GP do Brasil. No final fechou a época como vice-campeão do mundo sendo apenas superado pelo norte-americano Kenny Roberts Jr, que conquistou o seu único título mundial de 500cc.

No ano seguinte chegaria o primeiro dos sete títulos mundiais até ao momento na classe maior. Contas feitas são 89 vitórias, 54 poles, 189 pódios e 75 voltas mais rápidas em corrida desde que a contagem começou em 2000. Veremos se no próximo domingo é escrita mais uma página de oura na carreira de um dos melhores desportistas da história.