Route 66 à grande e à escocesa

Há que admirar a coragem dos escoceses. Se existe road trip que qualquer amante de viagens sonha um dia percorrer é a Route 66, que liga Chicago a Santa Mónica, com quase 4 mil quilómetros, ainda assim estes britânicos amantes de kilt e whisky ousaram criar uma rota para competir directamente com a mítica estrada norte-americana: a North Coast500.

500 de 500 milhas, qualquer coisa como 800 quilómetros. É possível que esta comparação (para alguns algo forçada) seja “apenas” uma bela ideia de marketing, mas como qualquer boa ideia de marketing se não estiver assente numa estrutura sólida chamada realidade acaba por desmoronar-se. E esta rota tem. Afinal está situada no norte das Terras Altas, as belas e não menos míticas (e mitológicas) Highlands. Castelos de fadas, lagos, praias, ruínas, curvas e paisagens de cortar a respiração, todos os lugares comuns podem aqui ser empregues sem qualquer moderação. Essa fica reservada para o whisky.

A estrada já existia, que não se cria uma coisa destas do nada, mas agora há todo um conceito e uma organização a suportá-la. Quem não tiver tempo ou paciência para produzir a viagem, basta ir ao site e seguir os vários itinerários disponíveis, com inúmeras sugestões ao nível do alojamento e restauração. Recomendam cinco dias de estrada para carros e motos e nove para quem for de… bicicleta.

mapa-escocia

roads

João Ferreira Oliveira / Grande Turismo