Opel Insignia reforça argumentos com destaque à tecnologia

O novo Opel Insignia aprofunda as ideias que ditaram o sucesso do modelo anterior: mostra uma boa qualidade de construção e muita tecnologia destinada a favorecer a condução, a segurança e o prazer de vida a bordo. Tem muito mais do que as marcas premium oferecem, por um preço que surpreende (a partir de 28 680€).

Diz-se muitas vezes que “mais vale cair em graça do que ser engraçado” e isso aplica-se em pleno na indústria automóvel: compra-se marca em vez de produto. A nova geração do Opel Insignia recorda-nos esta “estranha forma de vida”: tem muito mais tecnologia (relevante) do que a generalidade dos modelos premium por um preço que não tem comparação, oferece muito mais espaço e uma notória qualidade de construção.

Das linhas, uns gostarão… outros não. Mas tem uma forte personalidade; é inconfundível. E (em nossa opinião) o estilo definido a partir do “concept-car” Monza, confere-lhe uma maior elegância do que aquilo que acontecia com os anteriores topos de gama da Opel. Prefere as formas esguias, com superfícies repletas de vincos, para sublinhar o posicionamento “hi-tech” e para disfarçar dimensões generosas, que no caso da Sports Tourer (a carrinha) se aproximam dos cinco metros de comprimento. Se o comprimento total aumentou apenas marginalmente (55 milímetros) maior é o progresso na distância entre eixos da nova plataforma, mas o que é mais relevante notar é o facto de o ganho importante na habitabilidade não ter “castigado” o peso; graças à utilização de aços de alta resistência, o peso total foi reduzido em cerca de 175 kg (200 kg, no caso da carrinha) ao mesmo tempo que a rigidez estrutural aumentou.

Muito espaço para pessoas e bagagem

Este dado é importante para a qualidade, para a dinâmica e para o bem-estar da família que beneficia, como dissemos, de mais espaço, principalmente no caso dos ocupantes dos lugares traseiros (mais 25 milímetros para os joelhos e ao nível dos ombros) e podem agora transportar na bagageira até 480 litros (560 litros na Sports Tourer, com a capacidade a poder aumentar até aos 1665 litros, com o rebatimentos dos bancos que é feito de forma elétrica).

No interior, a decoração sóbria enfatiza a qualidade dos materiais utilizados e principalmente o recurso a muitas tecnologias que apenas esperávamos encontrar nos modelos do segmento superior. Como exemplo, podemos apontar a possibilidade de dispormos de ventilação dos bancos dianteiros e de aquecimento do volante, num “pack” tecnológico onde se destacam om sistemas Intellilink de última geração e o Onstar que comportar agora novos serviços como a possibilidade de marcarmos hotéis ou solicitarmos a pesquisa dos parques de estacionamento mais próximos do local onde nos encontramos. No âmbito do OnStar, que tem, sobretudo, funções destinadas a potenciar a segurança, destaque, ainda, para o “hotspot” 4G que permite que todos os que viajam a bordo possam estar permanentemente ligados à internet.

Também no que à segurança diz respeito o novo Opel Insignia conta com todos os dispositivos de última geração, casos do aviso de transposição involuntária de faixa de rodagem, aproximação perigosa a outro veículo, monitorização de trânsito na traseira e sistema de travagem automática, com reconhecimento de peões. Embora com muito mais tecnologia, o interior do Insignia é agora marcado pela simplicidade de que é testemunho o facto de existirem menos teclas e botões, com muitas das funções a serem processadas por comando vocal ou por via do ecrã táctil, enquanto as informações de condução principais (sistema de navegação, velocidade máxima e sinalização) são projetadas no para-brisas.

Vida mais fácil para o condutor que goza de uma posição mais baixa que “casa” muito bem com a maior acutilância da condução, aperfeiçoada em Nurburgring. A pensar nisso, a nova plataforma Epsilon 2 conta com uma nova suspensão e com uma arquitetura caracterizada pelo equilíbrio entre a distância entre eixos e a ampla largura de vias. Além da suspensão, também a direção foi totalmente reformulada, apresentando-se agora mais direta e “comunicativa”. Destaque, ainda, para a estreia de uma caixa de velocidades automática de oito relações e para as melhorias do sistema Flexride, que controla os movimentos do chassis. Não menos importante para a condução, é a possibilidade de dispormos dos novos faróis inteligentes Matrix Led Intellilux, agora com o dobro (32) dos feixes de Leds, o que permite uma ainda maior eficácia de iluminação.

O novo Opel Insignia está disponível a partir do fim-de-semana de 13 de julho, com os níveis de acabamento Edition, Business Edition (exclusiva para empresas), Selective e Innovation.

Preços e características de todas as versões e motorizações na galeria de imagens.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.