Tirar os camionistas da estrada parece ser um objetivo que está cada vez mais próprio. É nos países escandinavos que se têm visto a maior parte dos projetos para fazer o transporte de mercadorias com um mínimo de envolvimento humano. Neste caso, é da Suécia que chega o mais recente projeto, um camião autónomo e elétrico, criado com o objetivo de circular na estrada de modo seguro e sem emissões poluentes.

Este camião chama-se T-pod e foi criado pela Einride, uma associação de técnicos e engenheiros. Este protótipo foi idealizado para funcionar de forma autónoma, mas também pode ser comandado à distância por um operador, visualizando vários câmaras de forma segura. O camião em si parece um atrelado com motor, faltando-lhe apenas a cabine que normalmente seria ocupada pelo condutor.

Com quase 7 metros de comprimento, o T-pod tem um peso bruto de 20 toneladas, com espaço para carregar um máximo de 15 paletes industriais. É motorizado por uma bateria que gera 200 kWh de eletricidade, e que lhe fornece energia suficiente para percorrer um máximo de 200 km com uma única carga. Isto torna-o ideal para transportar materiais dentro de áreas metropolitanas, mas não é eficaz, ainda, em longa distância.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.