A procura por formas mais simples de recarregar as baterias de automóveis elétricos já começa a dar frutos. A Continental, que já tinha anunciado planos para a criação de um sistema de carregamento de baterias sem fios, anunciou agora que esse sistema está pronto e que vai ser revelado ao público dentro de um mês, no Salão Automóvel de Frankfurt.

Esta tecnologia pretende ser uma alternativa aos postos de carregamento que são vistas em vários pontos da cidade, mas de uma forma menos complicada, evitando o uso de cabos. Com o sistema de carregamento por indução, sem fios, basta o carro estar equipado com uma placa no chassis. Essa placa ficará posicionada por cima de outra placa no chão, transmitindo energia de uma fonte de alimentação diretamente para a bateria, poupando trabalho ao condutor.

Este sistema também vai permitir dar carga a uma bateria quando o carro só está estacionado por um pequeno período de tempo. O sistema consegue manter uma carga máxima de 11 kW, o que significa que, em 20 minutos, poderá acumular energia suficiente para estender a autonomia em 20 km.