Publicidade Continue a leitura a seguir

Onda de calor: Como tirar partido do ar condicionado do seu carro

1 - Use ventilação natural primeiro Quando entrar no carro, não ligue o ar condicionado no máximo imediatamente. Até porque vai demorar algum tempo a entrar na temperatura ideal. Primeiro, baixe a janela e coloque o carro em andamento a baixa velocidade. A deslocação do ar já é suficente para arrefecê-lo um pouco. Ao mesmo tempo, ligue a ventilação no frio e só pouco depois pode ligar o ar condicionado e fechar a janela.
2 - Não use a temperatura mais baixa Com o calor extremo, há uma tendência para colocar o ar condicionado nas temperaturas mais baixas, abaixo dos 18 graus. Isto é um erro pois pode causar constipações. O ideal é colocar o ar por volta dos 20/22 graus. Como o vidro faz efeito de estufa, a temperatura real do ar dentro do carro vai ficar uns dois ou três graus acima, o que já é confortável.
3 - Não direcione o ar para o seu corpo Também há vontade de querer refrescar-se o mais depressa possível, direccionando a ventilação para o seu rosto, o que mais uma vez o deixa vulnerável a constipações de verão. Deixe o ar circular a partir dos ventiladores centrais, para se espalhar mais facilmente pelo habitáculo, o que acabará por baixar a temperatura para os ocupantes também.
4 - Não use a potência máxima Para arrefecer o habitáculo mais depressa, há também vontade de ligar o ar condicionado na potência máxima. Mais uma vez, é um erro, pois o ar condicionado costuma secar o ambiente, especialmente quando o coloca em modo de recirculação do ar interno. Se o mantiver na potência intermédia, é suficiente para manter o ambiente fresco e com um pouco de humidade durante mais tempo.
5 - Beba água O ar condicionado é um bom passo para manter o interior do automóvel a uma temperatura e humidade confortáveis ocupantes. Assim, o condutor não se distrai com o calor e há menos hipóteses de ter incidentes ao volante. Mas a temperatura baixa não impede a desidratação natural, e o ar condicionado já seca o ambiente. Assim, numa viagem longa, não se esqueça de ter água à sua disposição.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O ar condicionado não é um luxo, é uma ferramenta importante para poder estar confortável ao volante. E, como todas as ferramentas, necessita de ser usada corretamente para poder mostrar todas as suas utilidades. Assim, e como é verão e o ar condicionado vai estar sempre ligado, mostramos cinco maneiras de como pode tornar-se mais confortável ao volante.