Publicidade Continue a leitura a seguir

Cuidados a ter com o aluguer de carro no verão

Faça a reserva com tempo Quanto mais cedo fizer a sua reserva, mais fácil será encontrar um carro mais confortável e de maiores dimensões, bem como negociar um preço mais acessível. Desta forma, também terá tempo para fazer alterações à reserva, ou cancelar a mesma sem penalidades financeiras.
Leia o contrato com atenção Por mais pressa que tenha para começar a disfrutar as férias, é sempre boa ideia ler com atenção todas as alíneas do contrato. Estes especificam detalhes sobre as situações em que pode perder a caução, responsabilidade em caso de acidente ou avaria, ou o número de quilómetros que pode fazer enquanto tiver o veículo na sua posse. Quebrar qualquer uma destas alíneas pode resultar em custos adicionais.
Escolha o seguro apropriado Geralmente, quem aluga um carro escolhe sempre o seguro mais barato. Mas, dependendo do local para onde viaja, poderá ser preferível escolher um plano que o proteja melhor em caso de acidente. É sempre preferível gastar um pouco mais, especialmente se não estiver familiarizado com as condições de trânsito, com as condições sociais à volta ou se viajar com a família.
Encha o depósito de combustível Como a locadora lhe oferece um carro com um depósito de combustível cheio, não se trata apenas de boa educação voltar a encher quando devolver o veículo. Como poderá verificar nas letras miúdas do contrato, se não encher o depósito, a empresa de aluguer poderá cobrar um valor por litro acima do preço de mercado. Deve também apontar caso o depósito não esteja cheio no aluguer.
Toma nota dos riscos Quando entrega o carro, o empregado da locadora vai verificar riscos na carroçaria. Mas também deve fazê-lo quando pega no carro, apontando ao empregado qualquer risco que não esteja listado no documento. Assim evita sofrer penalizações financeiras na hora da devolução.
Cuidado com as multas Caso esteja noutro país, poderá não estar familiarizado com alguns detalhes mais obscuros da legislação de trânsito. Por isso, deve ter cuidados redobrados, especialmente com o excesso de velocidade. Se for apanhado num radar, o mais provável é que não seja notificado e a empresa de aluguer acrescentar a multa à sua conta. E se apanhar uma multa de estacionamento, pague-a na hora.
Não perca tempo a passear no último dia Mesmo que queira dar uma volta no último dia de férias para ver só uma coisinha que lhe falta ver, é melhor guardar para as próximas férias. Mesmo que tenha horas para gastar, poderá ter que devolver o carro a uma determinada hora, e se não cumprir poderá ter que pagar mais uma dia de aluguer.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com o verão chega o calor, acaba a escola e começam as férias para todas as famílias. Muitos portugueses costumam viajar de avião para o estrangeiro, pelo que não vão levar o seu automóvel de viagem. Mas mesmo de férias, vão precisar de um carro para as suas deslocações diárias. É, por isso, hora de recorrer à clássica fonte de dores de cabeça e preocupações adicionais, o carro de aluguer.

Na verdade, as dores de cabeça já não são necessárias. Já não é preciso passar horas no balcão de aluguer de automóveis, e pode fazer muito do trabalho de escolha do carro e da documentação através da internet. Por isso, já pode recuperar muito tempo que vai reaproveitar para as férias. Obviamente, vai ter algumas preocupações, mas se prestar atenção nos momentos certos, vai estar descansado durante as suas férias, mesmo que tenha um pequeno problema com o carro.

Por isso, relembramos sete cuidados a ter com o carro de aluguer este ano, desde o momento da escolha do carro através da internet, à sua entrega ao balcão da empresa de aluguer de viaturas. Claro, também há cuidados a ter durante a sua utilização, sempre relembrando que, num carro de aluguer, um descuido vai-lhe sempre ao bolso.