Depois dos excessos normais de verão, não deve facilitar na hora de preparar o automóvel para a ‘rentrée’.
Excesso de bagagem
Longas tiradas de autoestrada, com muito calor e excesso de peso no automóvel, provocam um desgaste anormal dos pneus. Por isso, é extremamente importante verificar a existência de superfícies desiguais, cortes ou deformações nos pneumáticos. E comprovar se estes estão com a pressão correta, sem esquecer que a pressão dos pneus com o carro sem carga deverá ser diferente de quando o veículo está carregado. A verificação do desenho, comprovando que a sua profundidade supera o mínimo legal de 1,6 mm, também é imprescindível.
Travões
O óleo dos travões deve estar entre os níveis mínimo e máximo, discos e pastilhas devem manter-se em condições ótimas de funcionamento. Se viajou perto de praias, entenda que a presença de areia naqueles componentes é extremamente prejudicial. A limpeza e verificação deve fazer-se imediatamente, também para que não ocorra a oxidação das peças pela ação do sal.
Direção
Pequenas incursões por estradas não asfaltadas podem ser o suficiente para a direção ficar desalinhada, o que irá potenciar o desgaste precoce dos pneus e influencia negativamente o comportamento do automóvel.
Bateria
Outro componente que normalmente só é notado quando o carro não arranca... A bateria deve ser alvo de verificações periódicas, sem esquecer que, nos dias quentes do verão o desgaste é muito superior.
Segurança
As escovas limpa-vidros nem sempre são alvo de devida atenção, mas este dispositivo fundamental para uma condução segura deve ser inspecionado, sobretudo quando se avizinham as primeiras chuvas de outono. Perceba se as borrachas das escovas não estão degradas pela ação do sol, substitua-as se necessário.
Fluídos
Idealmente, a cada 1000 km deve verificar-se o nível de óleo no motor, mas depois das férias, pela utilização mais intensa do veículo, recomenda-se uma cuidada avaliação deste lubrificante essencial à saúde da mecânica, bem como do líquido refrigerante, fundamental para manter uma temperatura correta.
Tal como é imprescindível a preparação cuidada do automóvel para um período de férias em segurança, no regresso ao ativo, o veículo deve ser novamente inspecionado. Para que se perceba como a mecânica e alguns componentes sofreram com os excessos de verão.
As longas tiradas de condução, o excesso de peso da bagagem, as escapadelas por estradas em más condições para uma praia ou para a serra, bem como a exposição prolongada às temperaturas elevadas, são alguns exemplos das situações que vão castigar anormalmente a viatura e todos os seus componentes nos meses de verão. E, por isso, na hora de regressar à rotina, ao trabalho ou à escola, uma detalhada avaliação do estado do automóvel é fundamental para uma ‘rentrée’ em segurança.
Conheça todos os procedimentos que não pode mesmo descurar no regresso do seu destino de verão.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.