Ácaros: passageiros ocultos nos estofos do seu carro

11/02/2022

Não há milagres. Famílias com crianças e animais de estimação não conseguem manter o interior do automóvel limpo por muito tempo, colecionando brinquedos, papeis, embalagens vazias, lixo de todo o tipo, restos de comida e, claro… colónias de microrganismos que podem atacar a saúde.

Concentrações de estafilococos, bactérias que se alojam no nariz e podem provocar vários tipos de infeções, foram encontradas em abundância no volante, enquanto diversos tipos de bacilos, comuns no solo e nas águas estagnadas, preferem os tapetes debaixo dos pés e o piso da bagageira. Depois, há os bancos.

Faça um pequeno teste: Desfira uma pancada seca, com a palma da mão, num dos bancos do carro à sua escolha… Impressionado com a quantidade de pó?

O cenário é especialmente grave se a bordo viajar alguém que é alérgico a ácaros. Estes seres minúsculos escondidos nos estofos do seu automóvel podem ser críticos para os alérgicos: são as fezes dos ácaros que provocam reações semelhantes às das do pólen.

Limpando os bancos consegue eliminar-se bastante sujidade solta, como resíduos de pele, um bom número de ácaros e os seus problemáticos dejetos. Todavia, estes pequeníssimos seres agarram-se de tal maneira aos tecidos que não é possível removê-los na totalidade.

Por isso, é muito importante que procure eliminá-los regularmente com produto específico. Só a limpeza a fundo irá permitir eliminar a totalidade das fezes.