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Adote a posição de condução perfeita seguindo estes passos

A melhor posição do ponto de vista da ergonomia e da segurança ajuda a prevenir desconforto, fadiga e lesões.
Distância aos pedais: pise o pedal da embraiagem até ao fundo, a perna esquerda deve ficar ligeiramente fletida e não totalmente esticada.
Altura do banco: acerte-a até conseguir uma visibilidade frontal completa; os olhos devem estar centrados a meio do para-brisas, de forma a que consiga ver o final do capot.
Inclinação do encosto: a acerto correto é a cerca de 90 graus, de forma a que consiga tocar com os pulsos na parte superior do aro do volante, mantendo as costas totalmente apoiadas no encosto do banco.
Encosto de cabeça: deve estar centrado com a nuca, sendo que este componente, mais do que um elemento de conforto, serve para amortecer o impacto da cabeça em caso de acidente.
Altura e profundidade do volante: regule-o de forma a que não toque nos joelhos, nem tape a instrumentação. O acerto correto em alcance depende da estatura de cada um; deve permite os braços formem um ângulo de cerca de 90 graus.
Retrovisores: os exteriores devem permitir ver ligeiramente a carroçaria, enquanto o retrovisor interior deve ser centrado com óculo traseiro.
Mãos no volante: imaginando o volante como um relógio de ponteiros, as mãos colocam-se na posição das 10 horas e 10 minutos.
Cinto de segurança: bem ajustado antes de iniciar a marcha e colocado como mandam as regras.
Roupa: peças volumosas ou demasiado apertadas, que impeçam que se movimente de forma fluida, não são indicadas para conduzir.
Calçado: Os calcanhares devem estar apoiados no piso do carro; sapatos de salto não são indicados, pois também obrigam a elevar a posição dos joelhos. Botas de inverno prejudicam os movimentos de pés e tornozelos nos pedais.

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Uma posição correta ao volante de um automóvel evita a fadiga de muitas horas de viagem, mas também pode prevenir dores musculares e até lesões. E você, conduz bem sentado?

Estudos nesta área permitem perceber que há um padrão que devemos seguir quando nos sentamos ao volante de um automóvel. A melhor posição do ponto de vista da ergonomia e da segurança ajuda a prevenir desconforto, fadiga e lesões. Porque, quando passamos horas mal sentados no carro, estamos também a ‘castigar’ o corpo. E os especialistas indicam que quase metade dos automobilistas sofre de sintoma doloroso que os médicos denominam de Lesão de Condução Repetitiva, maleita que se manifesta através de cãibras nos pés, dores lombares, no pescoço, nas ancas e cabeça.

Evite-as seguindo as 10 dicas que partilhamos para o ajudar a obter o maior nível de conforto na hora de ir para a estrada.