Publicidade Continue a leitura a seguir

Bagageira para férias: Arrume sem entrar em apertos

Antes de partir de férias, a grande dificuldade é saber escolher o que levamos e o que deixamos em casa. Para que nada falte na hora de organizar a bagagem, faça uma lista e visualize as atividades que pretende realizar, para perceber tudo aquilo que realmente será útil. Depois, ordene por categorias. Os especialistas acreditam que dividir o fundamental em categorias, como o vestuário, os acessórios, os brinquedos das crianças ou o estojo de medicamentos, permite-nos enfrentar a tarefa por partes e de forma mais ligeira.
Aproveitar todo o habitáculo: Todos os compartimentos do automóvel são úteis para guardar os objetos mais necessários. Mas sabe exatamente do que o seu caro é capaz? Estudos revelam que muitos automobilistas desconhecem funcionalidades tão simples como a existência de compartimentos escondidos sob o piso da mala ou os bancos traseiros que deslizam longitudinalmente sobre carris para aumentar a volumetria naquele espaço de carga. Alguns modelos dispõem de caixas para arrumos dissimuladas no piso do veículo ou gavetas sob o banco dos passageiros dianteiros. Explore todas as opções.
Distribui a carga de forma adequada e fixa-a. Para assegurar a correta estabilidade do carro é importante colocar as bagagens mais pesadas num plano inferior e aproveitar os pequenos espaços para encaixar volumes menores. Por motivos de segurança, não devemos deixar nada solto no interior do habitáculo, nos bancos, nem na chapeleira. E mesmo na mala. Circulando a 100 km/h, e no caso de uma travagem repentina, um volume de 30 kg pode converter-se num de 90 kg, multiplicando o seu peso por três.
Se o automóvel não dispõe de redes e ganchos de fixação, estes estão à venda em qualquer loja de acessórios.
Organize. Para um melhor aproveitamento do espaço no interior do veículo, as lojas da especialidade oferecem engenhosos acessórios que permitem arrumar e compartimentar objetos pequenos no habitáculo, libertando centímetros preciosos na bagageira. Desta forma, a mesma garantia que em caso de acidente ou travagem brusca estes volumes não são projetados.
Quando o milagre da multiplicação do espaço não é mais possível, há que procurar soluções alternativas. Neste caso, a adoção de uma mala de tejadilho é a solução mais correta, desde que o critério de seleção passe por escolher os elementos mais leve para arrumar naquele compartimento extra. As malas mais pesadas ficam na mala, sem esquecer de colocar numa zona mais acessível aquilo que precisaremos tirar primeiro.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Naquela altura do ano em que a bagagem parece multiplicar-se e a mala do carro não estica, há que aceitar toda a ajuda à disposição.

Malas, chapéu, colchões de praia e a geleira, o carrinho de bebé, uma bola e mais um monte de brinquedos de criança. Esta é a altura do ano em que a bagageira do carro devia esticar, até porque na sua lista ainda haverá, provavelmente, mais tralha que pretende carregar no carro da família à saída para férias. Um verdadeiro quebra-cabeças que obriga a saber aproveitar o espaço ao máximo. Para não desesperar na tarefa, siga as nossas dicas na galeria.