Carros elétricos exigem pneus especiais? E será que custam o mesmo?

20/11/2023

Photos by: https://www.instagram.com/tomjoyphoto
Os veículos elétricos têm até menos 60% do número de peças de um automóvel a combustão, mas, mesmo assim, são mais pesados devido às baterias. E esse “lastro” superior afeta o desgaste dos pneus. Outro fator em que os pneus para carros elétricos precisam de se diferenciar dos pneus convencionais é o ruído, sem o som dos pneus na superfície da estrada é muito mais evidente num veículo elétrico. Depois, há que lidar com a transferência dinâmica de carga e o binário de travagem associado a este tipo específico de motor. Um desafio real para os fabricantes, na medida em que o aumento da massa e do binário exigem pneus com maior rigidez lateral, para manter a sensação de manobrabilidade com um nível importante, uma aderência forte para permitir a aceleração, mas também uma boa durabilidade.

Todas estas características combinadas levaram os fabricantes de pneus a desenvolverem soluções específicas para veículos elétricos. Uma gama de borrachas mais silenciosos, e com resistência redobrada, alteradas na sua estrutura e recorrendo a materiais novos.

Por este motivo, estes pneus são, em média, mais caros do que os convencionais (estimativas de custos 20% a 30% superiores). Mas as vantagens em escolher pneus específicos para carros elétricos são evidentes, tanto na experiência de condução, como na segurança e no conforto de rolamento e a otimizar a autonomia do veículo.

De acordo com a Michelin, no caso de um veículo convencional transformado num veículo elétrico, geralmente, a dimensão dos pneus não sofre grandes alterações em relação aos motores de combustão interna. Assim, o desgaste pode ser mais rápido.

Para as plataformas totalmente novas, os valores de massa e binário são considerados desde o início, a dimensão dos pneus é ajustada e, geralmente, bastante maiores do que os modelos com motores de combustão equivalentes. O desgaste será semelhante.

Como é que prolongo a vida dos pneus do meu automóvel elétrico?
A Michelin esclarece que, apesar das características diferenciadas, tal como acontece com outros pneus, existem duas formas de proteger os pneus para carros elétricos e, assim, otimizar a sua vida útil: manutenção e estilo de condução.

A manutenção dos pneus elétricos implica a monitorização da pressão, alinhamento e desgaste. Este tipo de pneus tende a apresentar desgaste na extremidade interior da roda do automóvel elétrico, pelo que deve fazer esta verificação regularmente. A pressão também deve ser adaptada de acordo com a carga transportada.