Longa vida ao V8: O novo Cayenne GTS

28/04/2024

Para a Porsche, a sigla GTS significa Gran Turismo Sport – de um modo geral, representa uma dose extra de carácter dinâmico aliada a uma capacidade incrementada para percorrer longas distâncias. Na sua essência, o Cayenne é a combinação entre um automóvel desportivo de alta performance e um SUV com capacidades todo-o-terreno; no entanto, nas versões GTS, este equilíbrio tem-se aproximado de uma melhor capacidade de condução em estrada. Com uma motorização potente, uma afinação precisa e um design exclusivo, o novo Cayenne GTS mantém-se fiel a este princípio, enquanto apresenta características que o tornam adequado para uma utilização diária.

 

Tecnologia do Cayenne Turbo GT no chassis

O chassis específico GTS, com uma altura ao solo 100 milímetros inferior, marca uma evolução marcante para o Cayenne GTS. O SUV está agora equipado de série com suspensão pneumática adaptativa incluindo o Porsche Active Suspension Managament (PASM) e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Todos os componentes do chassis e sistemas de controlo, bem como o Porsche Traction Management (PTM) e o Porsche Dynamic Chassis control (PDCC) – este último disponível como opcional – foram especificamente concebidos para a performance em estrada.

A tecnologia de amortecedores de duas válvulas do GTS oferece uma capacidade de resposta impressionante, enquanto a suspensão pneumática com duas câmaras confere ao Cayenne GTS uma elevada dinâmica ao mesmo tempo que garante o conforto do condutor. Os rolamentos do eixo dianteiro do Cayenne GTS são os mesmos utilizados no Cayenne Turbo GT (não comercializado na Europa), aumentando o camber negativo das rodas em 0,58 graus em comparação com as outras versões Cayenne. Isto permite realizar curvas de uma forma surpreendentemente ágil e garante uma dinâmica de condução excecional.

Mais eficiente e mais potente do que o antecessor

Para além da afinação do chassis, outra característica importante do Cayenne GTS passa pelo carismático motor V8 de 4.0 litros biturbo, desenvolvido pela Porsche e produzido em Zuffenhausen, que passou por uma extensa revisão técnica. O motor debita agora 500cv de potência – um aumento de 40 em comparação com o antecessor, com o binário máximo a passar para os 660Nm, também neste ponto um aumento de 40Nm. A transmissão Tiptronic S de oito velocidades revista melhora igualmente a performance de condução devido a tempos de resposta e de mudança mais curtos nos modos Sport e Sport Plus.

Estas características conferem ao desportivo de quatro portas uma performance notável, demonstrados por uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos, e por uma velocidade máxima de 275 km/h. Outra inovação técnica reside no facto da caixa de transferência do sistema de tracção integral Porsche Traction Management (PTM) possuir um circuito de refrigeração a água independente, uma tecnologia adoptada da versão Turbo GT que estabiliza a capacidade de carga contínua – por exemplo, quando se conduz em circuito ou em percursos sinuosos.

Design GTS exclusivo

Todos os modelos GTS da Porsche apresentam um design único e desportivo. No Cayenne GTS o design inclui a designação “GTS” em preto nas laterais e na traseira, uma secção dianteira específica com entradas de ar maiores, faróis e luzes traseiras escurecidas e pinças de travão vermelhas. A manutenção deste ADN de design clássico confere um visual Porsche facilmente reconhecível, mas com algumas inovações. Os componentes da carroçaria como as saias laterais, frisos dianteiros, frisos das janelas laterais e as protecções das cavas de roda, que fazem parte do Pacote Sport Design disponível de série, têm um acabamento em preto brilhante. Nos modelos GTS anteriores, alguns destes componentes tinham um acabamento na cor da carroçaria. Em contrapartida, as ponteiras do sistema de escape desportivo, que anteriormente eram em preto, passam a ter um acabamento em Bronze escuro. O portfólio de design GTS é ainda reforçado com as jantes RS Spyder Design de 21 polegadas em Cinzento Antracite.

O interior do Cayenne GTS inclui o volante desportivo GT, aquecido, de série. O material Race-Tex pode ser encontrado em vários locais do veículo. O tecido semelhante à camurça é utilizado no revestimento do tejadilho, nos apoios de braço e painéis das portas e nos centros dos bancos desportivo de oito vias. Os apoios laterais são ainda mais pronunciados de forma a oferecerem um melhor apoio lateral nas curvas. A Porsche disponibiliza dois pacotes de interior alternativos específicos para o GTS, em Vermelho Carmim ou Cinzento Ardósia Neo, para um visual mais personalizado.

Novo Porsche Driver Experience com iluminação ambiente e som surround

As novas versões GTS beneficiam da extensa atualização do Cayenne que inclui o novo Porsche Driver Experience com um painel de instrumentos digital curvo de série e um ecrã para o passageiro disponível como opcional. Para além do Pacote Sport Design, dos faróis em LED HD-Matrix escurecidos e da suspensão pneumática, o GTS também inclui um sistema de som Bose® Surround e iluminação ambiente. O Cayenne GTS Coupé conta ainda com um tejadilho panorâmico fixo em vidro de série, bem como um spoiler traseiro extensível e adaptativo. O carácter dinâmico do Coupé pode ser mais acentuado com um sistema de escape desportivo com ponteiras em posição central em Bronze Escuro. Este equipamento faz parte de três diferentes pacotes desportivos de baixo peso que o tejadilho aligeirado, um difusor traseiro em carbono e isolamento reduzido. Mediante o equipamento, os Pacotes de Baixo Peso podem reduzir o peso do veículo em até 25 kg.

Por fim, os novos Cayenne GTS e Cayenne GTS Coupé já estão disponíveis para encomenda, com os preços a começar 196 041 e 199 588 euros, respectivamente, e com as primeiras unidades a chegar ao mercado europeu no Verão deste ano.