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Cinco peças que podem dar origem a avarias caras

CENTRALINA Embora não seja uma parte mecânica, é responsável pelo controlo de todas as peças eletrónicas. Se tiver uma avaria, basicamente o carro vai ficar parado. Uma reparação pode custar até 2500 euros.
BOMBA DE ALTA PRESSÃO Responsável por administrar quantidades precisas de combustível, pode sofrer com o uso de gasóleo de má qualidade, que desgastam o material e inserem partículas no líquido, danificando a peça ainda mais. Um arranjo pode custar até 2000 euros, dependendo da origem do material.
INJETORES Estas peças alimentam o motor com quantidades precisas de combustível e são feitos com medidas muitos específicas. Se algum detrito se alojar no combustível, pode causar uma série avaria, e o motor deixa de funcionar. Uma avaria pode custar mais de 2000 euros.
CORREIA DE DISTRIBUIÇÃO Esta peça assegura que várias peças do motor e transmissão estão em sincronia. Tem um desgaste natural e deve ser substituída com frequência, o que é uma troca barata, entre 100 e 300 euros. Se se partir, pode danificar seriamente o motor, com custos que podem oscilar entre os 600 os 2000 euros.
TURBOCOMPRESSOR O turbo reaproveita os gases de escape para aumentar a pressão do ar dentro do cilindro, aumentando a potência. Pode sobreaquecer ou desgastar-se em demasia se estiver sempre com alta pressão. Um arranjo pode custar entre 1000 e 5000 euros, conforme o sistema empregue no motor.

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Nem todas as peças têm o mesmo custo, mas algumas dão origem a contas elevadas se necessitarem de uma reparação. Estas avarias podem ser evitadas com revisões programadas, diagnósticos frequentes ou tendo cuidado com a qualidade de líquidos como combustíveis e lubrificantes.

Mas nem sempre é possível evitar o pior. Veja nesta galeria de imagens quanto vão custar as reparações de algumas peças importantes que não dá jeito avariarem, e prepare-se para assinar um cheque com quatro algarismos se isso acontecer.