Imaginou que o ruído de rolamento proveniente dos pneus pode dar-lhe informações sobre o estilo de condução que deve praticar?

Um grupo de investigadores da Universidade Politécnica de Madrid está a desenvolver um estudo sobre a forma como o ruído de rolamento dos pneus pode ser utilizado para obter informações concretas sobre o estado do asfalto em que circulamos.

O objetivo é obter toda a informação possível sobre o estado do piso através de uma ferramenta que permite inspecionar forma autónoma, usando depois um serviço de geolocalização, que permite estabelecer uma hierarquia de prioridades das infraestruturas em que é necessária intervir, de forma profunda ou apenas pontual.

Este sistema também permitiria partilhar informação sobre as reais condições de segurança nas respetivas vias com outros condutores ou com veículos autónomos.

Não constitui surpresa que o tipo de ruído que resulta da interação dos pneumáticos com o pavimento permite tirar algumas conclusões sobre as condições do piso, o tipo de superfície (terra, gravilha, asfalto, etc…) ou identificar a presença de anomalias (buracos, lençóis de água ou outros), mas este grupo de investigadores está aposta em desenvolver uma fórmula que permita que cada apontamento sonoro possa contribuir para ajudar a prevenir acidentes.

Para o efeito utiliza-se um microfone instalado no exterior do veículo, para gravar os diferentes tipo de ruído e classificá-los mediante um padrão pré-definido. “Qualquer veículo pode transformar-se facilmente num sensor de monitorização do estado das faixas de rodagem”, explica César Asensio, um dos investigadores do grupo.