Uma fuga de anticongelante pode ser meio caminho andado para uma avaria séria com custos elevados. Um odor adocicado quando desliga o carro ou manchas coloridas no lugar do estacionamento são sinais de alerta.

Os motores de combustão interna produzem temperaturas muito elevadas e, para que um aquecimento excessivo do motor não comprometa a mecânica, é preciso controlar esse calor. É para isso que serve um sistema de arrefecimento fechado, composto por um ou mais radiadores e por uma bomba com a função de fazer circular o líquido de refrigeração na frente do carro. O anticongelante introduzido e misturado com a água consegue reduzir a sua temperatura de congelamento. Assim, com temperaturas gélidas de inverno, a água não congela e continua a fluir pelo circuito para manter uma temperatura ótima de funcionamento do motor em torno de 90ºC.

Uma fuga deste fluído é a mais comum causa para o sobreaquecimento. Os pontos de fuga mais frequentes são: mangueira, radiador, caixa de termostato, bomba de água, junta do motor, tampas protetoras anticongelante, óleo de transmissão automática, cabeça do cilindro e monobloco.

O anticongelante é um produto preparado à base de etilenoglicol e água, mais ou menos concentrado (quando se diluírem os anticongelantes concentrados, é recomendado utilizar água desionizada), e de diferentes cores (verde, rosa, amarelo, etc..).

Alerta tem cheiro e cor

Mangueira gasta ou partida. Uma mangueira com buracos ou cortes poderá causar fugas e interrupção do fluxo do líquido de arrefecimento do motor.

Os líquidos fluorescentes, em caso de fuga, permitem a deteção mais fácil da origem da mesma.

Assim, esteja atento, se ao ligar o veículo detetar uma poça de líquido colorido. Pode ser combustível, mas, dependendo da cor, pode ser sintoma de um vazamento de anticongelante. O fluido de transmissão é tipicamente vermelho escuro, enquanto o óleo assume tons dourados e azulados no asfalto.

O olfato também pode ser fundamental no diagnóstico. Se nota um cheiro doce quando desliga o motor do seu veículo, algo semelhante a um xarope, caramelo ou canela. Este aroma pode ser mais fácil de perceber junto às cavas das rodas do eixo mais próximo do motor.

Evite o sobreaquecimento

Durante a condução, sempre que a temperatura do automóvel sobe consideravelmente acima de 90ºC, o motor está sobreaquecido e algo errado estará com o sistema de refrigeração.

A ocorrência de sobreaquecimento no motor é um indício de que algo está seriamente errado com o seu funcionamento. Assim, é fundamental que preste muita atenção ao indicador da temperatura do motor. Porém, para que não chegue a um ponto drástico, convém efetuar a revisão frequente de todo o circuito de refrigeração, mas pode também verificar em casa o nível do líquido presente no reservatório dedicado. Utilize um anticongelante apropriado e lembre-se que o mesmo vai perdendo as suas propriedades com o tempo. As oficinas especializadas recomendam uma mudança do líquido anticongelante entre 2 e 4 anos.

Os especialistas da Vulco em Portugal também apontam outros sinais de alerta:

-Concentração incorreta do líquido de refrigeração. É importante seguir as recomendações do fabricante do veículo quando se usa o líquido de refrigeração; uma vez que a concentração incorreta de água destilada pode causar o superaquecimento do motor. Em caso de dúvida, o melhor é drenar o depósito e voltar a enchê-lo.

-Termostato avariado. O problema surge quando o termostato permanece na posição fechada. Nessa altura, o líquido refrigerante fica dentro do motor e pode provocar um rápido sobreaquecimento.

-Sistema de refrigeração bloqueado. É importante que o fluido de arrefecimento circule através do sistema para o poder arrefecer. Alguns sedimentos também podem bloquear o fluxo de líquido. Se isto suceder, pode provocar um sobreaquecimento do motor.

-Avarias no radiador. No radiador, a temperatura do líquido de arrefecimento reduz-se à medida que este passa através dos diferentes tubos. As principais causas de avarias nesta peça são fugas e entupimentos. Qualquer erro na função do radiador pode aumentar a temperatura e causar o sobreaquecimento.

-Falha na bomba de água. A bomba de água é o elemento central do sistema de refrigeração, uma vez que é responsável pela pressurização e por conduzir o refrigerante através do sistema de refrigeração. Qualquer falha na bomba de água como uma fuga de líquido de refrigeração pode provocar o superaquecimento do motor.

Fonte: Vulco.pt