Será, porventura, um principais “vícios” dos condutores: apoiar o pé esquerdo no pedal da embraiagem do automóvel. Sucede que este (péssimo) hábito poderá gerar várias implicações mecânicas perfeitamente evitáveis.
Recorde-se que a embraiagem apenas deve ser utlizada quando é necessário mudar de relação na caixa de velocidades, devendo-se libertá-la, de seguida, completamente, de modo a evitar danos maiores.
Estes são as cinco principais danos mecânicos que esta prática de apoiar o pé esquerdo na embraiagem pode provocar:
- Desgaste prematuro: O atrito constante causado pelo pé na embraiagem pode levar a um desgaste mais rápido do disco da mesma. Tal obrigará à sua substituição mais cedo do que o normal.
- Sobreaquecimento: O uso constante da embreagem pode aumentar a temperatura do sistema, o que pode levar a problemas de sobreaquecimento – e até mesmo queimar a própria embraiagem.
- Maior consumo de combustível: Uma condução ineficiente com o pé na embraiagem pode resultar num aumento no consumo de combustível, já que o motor estará a operar de forma menos eficiente.
- Desgaste nos sincronizadores da caixa de velocidades: Mudanças de relações incorretas devido ao uso inadequado da embraiagem podem causar desgaste nos sincronizadores da caixa, levando a dificuldades na troca de relações.
- Desgaste nas peças relacionadas com o pedal: O uso constante do pé esquerdo no pedal da embraiagem pode causar desgaste nas peças e molas associadas ao sistema, resultando em problemas no funcionamento do pedal.