Costuma descansar o pé esquerdo na embraiagem? Eis os cinco danos mecânicos que provoca ao automóvel

03/11/2023

A embraiagem só deve ser usada quando necessário para mudar de relação. Depois deve ser libertada para evitar danos mecânicos. Eis os cinco mais comuns.

 

Será, porventura, um principais “vícios” dos condutores: apoiar o pé esquerdo no pedal da embraiagem do automóvel. Sucede que este (péssimo) hábito poderá gerar várias implicações mecânicas perfeitamente evitáveis.

Recorde-se que a embraiagem apenas deve ser utlizada quando é necessário mudar de relação na caixa de velocidades, devendo-se libertá-la, de seguida, completamente, de modo a evitar danos maiores.

Estes são as cinco principais danos mecânicos que esta prática de apoiar o pé esquerdo na embraiagem pode provocar:

  1. Desgaste prematuro: O atrito constante causado pelo pé na embraiagem pode levar a um desgaste mais rápido do disco da mesma. Tal obrigará à sua substituição mais cedo do que o normal.
  2. Sobreaquecimento: O uso constante da embreagem pode aumentar a temperatura do sistema, o que pode levar a problemas de sobreaquecimento – e até mesmo queimar a própria embraiagem.
  3. Maior consumo de combustível: Uma condução ineficiente com o pé na embraiagem pode resultar num aumento no consumo de combustível, já que o motor estará a operar de forma menos eficiente.
  1. Desgaste nos sincronizadores da caixa de velocidades: Mudanças de relações incorretas devido ao uso inadequado da embraiagem podem causar desgaste nos sincronizadores da caixa, levando a dificuldades na troca de relações.
  2. Desgaste nas peças relacionadas com o pedal: O uso constante do pé esquerdo no pedal da embraiagem pode causar desgaste nas peças e molas associadas ao sistema, resultando em problemas no funcionamento do pedal.