O corpo humano foi naturalmente desenvolvido para estar em movimento e o número de horas que passamos no automóvel, sempre na mesma posição, começam a preocupar os especialistas. Estudos recentes indicam que conduzir durante mais de 2 horas aumenta em cinco vezes o risco de dor lombar. Mas esta é só a queixa mais comum entre automobilistas.
Casos mais graves de doenças vasculares, como episódios de trombose venosa profunda (TVP), podem ser o resultado de uma rotina que inclui demasiado tempo sentado ao volante. Este tipo de doenças desenvolve-se, por exemplo, em situações em que há diminuição da velocidade de circulação do sangue, em viagens de avião, autocarro ou de automóvel. No grupo de risco, condutores profissionais, e também todos os automobilistas que fazem viagens longas com frequência ou passam muitas horas no trânsito.
No automóvel como no ginásio?
Obviamente que não. A melhor forma de prevenir complicações deste género é parar a cada duas horas de condução, sair do veículo e caminhar para estimular a circulação sanguínea e respiratória. Mas quando estamos presos no trânsito é mesmo no interior do automóvel que temos de… exercitar.
Uma pesquisa da David Lloyd Leisure (DLL), e em parceria com Jeep revelou que exercícios aeróbicos básicos podem ter efeitos muito positivos. Coloque em prática este esquema de exercícios na sua próxima viagem; o seu corpo agradece!Membros inferiores: descalce os sapatos e apoie totalmente os pés no chão, erga os dedos primeiro e depois os calcanhares. Repita o movimento, o mais alto que conseguir. Levante os pés o mais alto possível e rode cada tornozelo cinco vezes para cada lado.
Ombros e braços: Para aliviar a tensão de estar sentado na mesma posição durante muito tempo, erga os ombros em direção às orelhas, rodando-os para trás e para baixo. Repita o movimento 20 vezes. Com o carro parado levante os braços em direção ao tejadilho e volta a baixar. 20 repetições. Depois, coloque os dedos nos ombros e faça movimentos circulares com os cotovelos.
Yoga para terminar: Com as mãos unidas atrás das costas, para alongar o peito e os ombros, levante-as até conseguir manter as palmas unidas. Respire e desfaça o movimento lentamente.
