Mesmo em veículos onde os depósitos de carvão já são bastante grandes, este processo consegue eliminar até 70% da sujidade acumulada!

A manutenção é necessária para assegurar uma vida longa ao seu automóvel e os especialistas avisam que deve cumprir escrupulosamente os limites de quilometragem estabelecidos pelo fabricante para trocar vários componentes e consumíveis. Mas convém recordar que os motores térmicos são conjuntos altamente complexos e cada vez mais evoluídos, havendo no seu interior diversas peças móveis que se traduzem em fricção, logo, em desgaste.

A tendência de desgaste de peças é mais evidente quanto mais antigo for o motor e quantos mais quilómetros acumulam, havendo diversas circunstâncias que concorrem para essa particularidade. Nomeadamente, eventuais depósitos de carvão em peças chave, que podem ser inclusivamente a causa do motor mais “anémico”.

Ordem para descarbonizar

O processo de descarbonização caseiro com produtos específicos não é complicado, mas o método mais eficaz para a remoção da “sujidade” acumulada ao longo dos anos é realizado por especialistas e envolve o desmantelamento do motor e limpeza peça a peça através de um banho químico.

Contudo, várias empresas em Portugal já disponibilizam um tratamento alternativo e muito mais prático (não obriga a retirar e limpar individualmente os componentes), que se baseia na injeção de hidrogénio na conduta de ar de admissão do motor, aumentando consideravelmente a temperatura de combustão, para eliminar os depósitos.

A duração da descarbonização por este método pode variar entre 60 e 90 minutos, dependendo do motor. E afeta qualquer componente a jusante da câmara de combustão: cabeça de pistão, velas de ignição, válvulas de admissão e de escape, câmara de combustão, bico injetor direto, conversor catalítico e filtro de partículas.

Os especialistas recomendam a realização da descarbonização após os primeiros 100.000 km e, posteriormente, a cada 30.000 a 40.000 km. Especialmente para veículos em utilização de risco elevado à formação deste tipo de depósitos, como são os automóveis com utilização vincadamente urbana, com sucessivos percursos de curta duração.

Vantagens

Entre as vantagens de submeter o motor a um processo de descarbonização estão a recuperação das performances mais próximas às originais, a otimização dos consumos do motor e uma redução importante da probabilidade de avarias dispendiosas de futuro. Um motor limpo, é um motor com maior longevidade, pois vai funcionar de forma correta e equilibrada em todos os momentos da condução.

Este tratamento com hidrogénio tem um custo relativamente baixo, rondando os 60 euros. As vantagens compensam.