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Dicas simples para reduzir o calor dentro do carro

Sabia que um habitáculo de automóvel, se estiver exposto aos efeitos dos raios solares em dias de muito calor, não precisa de mais 20 minutos para aquecer até aos… 55ºC? Dica simples: porque onde os raios solares não podem chegar também não vão poder fazer estragos, recorra ao velho truque da esteira solar no vidro dianteiro do carro. Anula a absorção e o efeito multiplicador do calor pela superfície vidrada. São baratas, fáceis de aplicar e resultam!
O calor não se combate com um cobertor? Errado! No caso de não ser fã das palas solares que se aplicam no vidro dianteiro, o desagradável efeito escaldão nas pernas pode ser combatido colocando uma manta dobrada em cima do assento. Será nela que irá incidir a luz e concentrar-se o calor. Quando a retirar, o assento do banco do seu carro estará mais fresco.
Quando estacionar o seu automóvel desprotegido ao sol tenha atenção à posição do volante. É importante que o gire as vezes necessárias para que a parte superior do aro fique agora voltada para baixo, à sombra. Quando voltar a alinhar as rodas para retomar a marcha esta zona de contacto não estará a ferver. As suas mãos agradecem.
Use e abuse. Mas perceba que para o ar condicionado trabalhar a 100% precisa de cuidados e de manutenção regulares. Os líquidos refrigerantes do ar escapam-se pelos tubos de borracha, perdendo-se, em média por ano, cerca de 15 por cento. E quando o nível do fluído desce, atingindo metade da capacidade do reservatório, o compressor deixa de ser lubrificado corretamente, aquece demasiado e avaria-se. Um compressor novo custa mais de 1000 euros. Para prevenir avarias dispendiosas, deve verificar-se, de dois em dois anos, a quantidade de líquido refrigerante no sistema. Além disso, nessas ocasiões substitui- se o cartucho do secador, sujeito a desgaste constante.

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Os especialistas alertam: depois de um início tímido, vem aí o verão a que estamos habituados, com temperaturas altíssimas e prolongadas ondas de ar quente. Siga estas dicas, não deixe que o interior do seu automóvel se transforme em sauna!

No interior do automóvel, há que manter a cabeça fria e não só quando o trânsito nos atrasa. Também quando lá fora o calor derrete, o ambiente no habitáculo do seu automóvel deve ser temperado. Está cientificamente provado que a temperatura amena no interior do automóvel é um importante fator de segurança para a condução. Sentando-nos, o nosso corpo deixa de transpirar suficientemente, o calor afeta mais as zonas dos braços e do peito e provoca aquecimento corporal forte. E na estrada a coordenação e a concentração do condutor baixam na proporção em que o calor… aumenta. Por exemplo, se a temperatura a bordo ultrapassar 37 graus Celsius, o risco de acidente aumenta 30%.

Idealmente, a bordo do seu automóvel a temperatura deve ser inferior a 22 ºC, mas o que fazer nos dias escaldantes? Nós ajudamos.

Felizmente, agora, os sistemas de ar condicionado equipam a esmagadora maioria dos automóveis. Mas só de lembrar o suplício de ter entrar no automóvel deixado a torrar ao sol num dia de calor intenso… Não tem de ser assim! Siga estas dicas para evitar os sinais de “sobreaquecimento” no cockpit.