Conduzir à chuva requer cuidados adicionais. Contudo, não depende só do condutor, é essencial ter o veículo em bom estado de conservação. Nesse sentido, existem diversos componentes que têm de estar em perfeitas condições para que o condutor passe “nos intervalos da chuva” sem sobressaltos.

Os pneus devem cumprir a altura mínima dos sulcos, que é de 1,6 mm, pois é através destes sulcos (ou tacos) que os pneus estão preparados para drenar a água se acumula sobre o piso da estrada. Já para os amortecedores, a verificação recomendada é a cada 20.000 quilómetros.

Elemento fundamental para a segurança na condução, travões a funcionar a 100% também podem fazer a diferença quando se conduz debaixo de chuva.

À chuva, circule sempre com os faróis médios acesos, confirmando que o sistema de iluminação do seu automóvel está a funcionar de forma impecável e sem falhas.

E, muito importante, Não espere que sejam as primeiras chuvas de outono a limpar o para-brisas do seu carro. Muito menos o tente fazer em andamento!

Outra regra de ouro: não tente limpar ou desembaciar os vidros em andamento, pois basta ter uma mão ocupada para deixar de conseguir efetuar qualquer manobra de emergência.

Repele a água da chuva
Na estrada, ver bem é sinónimo de segurança. Mas, com chuva, mais do que nunca. Além das escovas dos limpa para-brisas em condições, os líquidos repelentes são um bom aliado para as manobras de todos os dias na cidade, uma vez que fazem as gotas de água da chuva deslizarem muito mais rapidamente para fora do campo de visão. Aplicam-se no para-brisas e nos espelhos retrovisores exteriores do carro e nas janelas, para ajudar a criar uma área de segurança para os diversos ângulos da estrada, a permitir que perceba com maior clareza a aproximação de outros veículos na via ou a presença de algum obstáculo quando, por exemplo, pretende fazer marcha-atrás ou sair do estacionamento.

Nas lojas de acessórios encontra várias marcas que comercializam líquidos limpa para-brisas com efeito hidrofóbico, ou seja, previne que a água da chuva permaneça no seu para-brisas e prejudique a sua visibilidade na estrada.

A ação repelente deste produto tem ainda mais benefícios: ajuda a limpar o para-brisas com maior facilidade, faz com que a luz reflita com menos intensidade e, em dias de frio extremo, facilita a remoção de gelo no vidro.

Pode aplicar você mesmo, ou recorrer a empresas especializadas como a Carglass, que disponibiliza nas suas oficinas, por marcação, o serviço de aplicação do repelente anti-chuva (19,90 €), em apenas 15 minutos.