Em época de férias, a Continental dá dicas para poupar combustível

14/08/2023

Fabricante sublinha importância de verificar a pressão dos pneus e da manutenção do veículo como forma de não encarecer (ainda mais) a conta no momento de abastecer o veículo.

Com a subida generalizada dos preços dos combustíveis e com as deslocações em férias a serem mais frequentes, é necessário ter atenção a todas as oportunidades quer permitam gerar poupanças. “Sendo o automóvel um fator “essencial na mobilidade”, a Continental deixa algumas dicas de como os pneus e a condução são elementos centrais na poupança de combustível”, avança o fabricante em comunicado oficial.

“O primeiro passo é verificar a pressão dos pneus regularmente. É de extrema importância não encher demasiado os pneus. Isto reduz a manobrabilidade e o conforto do veículo, aumentando, consequentemente, o consumo de combustível”, recorda a Continental. “Por outro lado”, adianta, “também não conduza com pressão a menos, uma vez que poderá ocorrer um desgaste prematuro do pneu e sobreaquecimento do mesmo”. Mais, “Este aumento da temperatura afeta diretamente o consumo de combustível, pois o carro necessitará de realizar um maior esforço para realizar a mesma função”.

De acordo com a Continental, “a pressão dos pneus deve ser ajustada de 15 dias em 15 dias, com os pneus ainda frios, ou seja, o veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida”.

É igualmente necessário ter atenção à velocidade. “Se o objetivo é economizar, terá que levantar um pouco o pé do acelerador. Procure manter a velocidade constante sempre que possível e recorra ao Cruise Control, se o seu veículo o possuir”, aconselha a Continental.

Do mesmo modo, é possível economizar mais “praticando uma condução segura e defensiva, na medida em que os condutores agressivos tendem a gastar mais combustível ao realizar travagens e aceleramentos repetidos e com maior frequência”, refere a Continental. “Além de poupar, também irá contribuir para uma maior segurança rodoviária e para um menor número de emissões”.

Planear com tempo o percurso também ajuda nesta poupança. “Tente utilizar estradas mais planas (sem muitas zonas montanhosas) e trajetos que não tenham muito trânsito durante as horas de ponta. Desta forma, a autonomia do veículo, seja a combustão ou elétrico, aumenta. Avalie também as bombas de gasolina e, no caso dos veículos elétricos, os pontos de carregamento, comparando preços e qualidade”, afirma.

A manutenção do veículo deve ser feita periodicamente. “Desta forma, irá reduzir a probabilidade de falhas inesperadas, bem como prolongar a vida útil dos pneus. As revisões automóveis são fulcrais quando o assunto é economizar, uma vez que é imprescindível que todas as peças estejam a funcionar corretamente”, revela.